► Tesla Semi: Elon Musk apresentou o camião eléctrico revolucionário

Veículos, Videos Sem comentários em ► Tesla Semi: Elon Musk apresentou o camião eléctrico revolucionário 492

Anunciado pela Tesla como o camião mais seguro e confortável de sempre, o ‘Semi’ foi esta madrugada finalmente apresentado ao público (depois de dois adiamentos).



«BAMF Performance»

A apresentação, que ficou (inevitavelmente) a cargo de Elon Musk, CEO da empresa, abordou inicialmente a performance, a qual a Tesla afirma ser BAMF (o sinónimo não poderemos transcrever aqui, mas sugerimos a pesquisa num qualquer dicionário urbano).

O ‘Semi’ possuirá quatro motores independentes que irão fornecer potência e aceleração máximas exigindo um menor dispêndio de energia, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 em apenas 20 segundos, totalmente carregado(!) – vazio o tempo reduz-se para 5 segundos – com controlo individualizado das rodas.

Autonomia não será problema

Uma das preocupações em redor do ‘Semi’ eléctrico está relacionada com a sua autonomia. No entanto, a Tesla avança que o mesmo poderá fazer mais de 800km sem necessidade de trocar as baterias, isto totalmente carregado e a uma velocidade média de 100km por hora.

A empresa anunciou ainda a criação de uma rede de ‘Megacarregadores’ que permitirão ao seu camião realizar 400km apenas com um tempo de carga de 30 minutos.

Segurança a toda a prova




Ao nível da segurança, o ‘Semi’ virá equipado de série com o piloto-automático desenvolvido pela empresa de Elon Musk, que irá permitir ao camião travar automaticamente em caso de emergência, servindo ao mesmo tempo para manter o camião na faixa de rodagem.

A posição central do motorista visa proporcionar máxima visibilidade e controlo do camião, sendo que o baixo centro de gravidade ajuda a evitar situações de capotamento.

Em termos de fiabilidade, a empresa oferecerá uma garantia de 1.6 milhões de quilómetros, tendo desenvolvido um pára-brisas à prova de explosão e um chassis também bastante resistente.

Ao nível de conectividade, o ‘Semi’ ‘herda’ todos os sistemas que os utilizadores de um Tesla já têm à sua disposição, tais como diagnósticos e acesso a todas as informações do camião no telemóvel.

Em termos de custos a empresa anunciou um custo por milha de 1.26$, o que comparado com os 1.51$ médios de um camião a diesel se transforma numa redução de custo de propriedade. Outra revelação feita por Elon Musk foi o facto de o novo ‘Semi’ vir já preparado para soluções de platooning.

A produção terá início apenas em 2019, estando no entanto já abertas as pré-reservas por um valor de 5.000$

Assista aqui à apresentação do ‘Semi’:

Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
Partilhar
Partilhar