man tge sines

Test-Drive MAN TGE: A quintessência do utilitarismo aplicada ao transporte de carga

Veículos Comentários fechados em Test-Drive MAN TGE: A quintessência do utilitarismo aplicada ao transporte de carga 1433
Tempo de Leitura: 6 minutos

A MAN entrou no mercado dos comerciais ligeiros com o lançamento da carrinha MAN TGE, um marco inédito na história da marca de veículos pesados MAN Truck & Bus – esta novidade no seu portefólio tornou a MAN um fornecedor de gama transversal e completa, e nós, na Revista Cargo, não enjeitámos a oportunidade de tomar as rédeas do novo «camião entre as carrinhas» e testar o seu multi-facetado desempenho pelas ruas da sempre atribulada Lisboa.



Caracterizado pela marca como «um verdadeiro transportador de carga», o furgão MAN TGE foi a escolha de eleição óbvia para a nossa análise: com um grande compartimento de carga dotado de até 18,4 metros cúbicos (o equivalente a, aproximadamente, seis euro paletes) e uma fixação de carga excepcional graças a até 14 olhais de amarração (bem como calhas de fixação opcionais debaixo do tejadilho, na divisória e também nos painéis laterais) será difícil encontrar entraves a um suave e seguro transporte de mercadorias a bordo do furgão MAN TGE.

man tge O compartimento de carga pode contar também com iluminação LED, para tornar mais cómodo e eficiente todo o processo de carga/descarga – outro dos pormenores que espelham a preocupação central com o transporte de cargas por parte da MAN quando idealizou o furgão MAN TGE. Daí o mote «o que quer que transporte, o furgão TGE leva a sua carga com segurança até ao destino» se aplicar na perfeição, como tivemos a possibilidade de comprovar.

Mas não fica por aqui a importância quintessencial do utilitarismo da MAN TGE no que ao transporte de cargas diz respeito: a marca oferece vários sistemas de opcionais de assistência ao motorista e de segurança, como, entre outros, o assistente de protecção lateral, o assistente de saída de estacionamento e o assistente de vento lateral, câmara de marcha-atrás e plataforma de carga rebaixada, de modo a facilitar a tarefa do condutor e garantir que não só a carga como este chegam em perfeitas condições ao destino.

Para tal concorre também o posto de trabalho móvel: ergonómico e com ampla visibilidade, o posto do motorista (com assento amortecido ergoActive) está munido de vários compartimentos de arrumação e diversas ligações de carga, tudo para transformar a MAN TGE num autêntico posto de trabalho móvel. Na sua versão furgão, oferece duas distâncias entre rodas e um comprimento que pode variar entre os 5986 (precisamente a medida do modelo testado) e os 7391 milímetros, ao passo que a altura intervala entre os 2355 e os 2845 milímetros (precisamente a medida do modelo testado).

Robustez e fluidez: a sinergia da qual nasce uma ‘condução logística’

man tge frente brilhoCapaz de transportar, mediante auxílio do reboque opcional, 3,5 toneladas, o furgão MAN TGE tem um peso total admissível que pode atingir até um máximo de 5,5 toneladas nas versões maiores.

Com uma caixa de seis velocidades e equipado com «fiáveis» e «robustos» motores da marca, o furgão é capaz de nos levar ao destino independentemente da dureza ou minúcia técnica do percurso, com intensidades de potências que poderão, de modo flexível, oscilar dos 75 até aos 130 kW, um valor máximo com o qual pudemos cruzar estradas estreitas e acidentadas dos subúrbios lisboetas, qual estafeta que se encarrega de realizar uma entrega.

O motor TGE não deixou os seus créditos por mãos alheias, não deixando dúvidas que a força e resiliência publicitadas pela MAN chegam e sobram para a ‘encomenda’. Utilitário na sua essência infra-estrutural, o MAN TGE deixa transparecer toda a sua vocação logística e comercial a cada manobra, a cada estacionamento, a cada carga e descarga – como se a condução e a sua vertente logística se fundissem em plena mobilidade, ao serviço da celeridade, da comodidade e da eficiência dos processos.

A segurança é outro dos factores que realça a qualidade global da MAN TGE: os seus vários sistemas inteligentes de segurança (alguns deles opcionais), permitem que as viagens, tanto na auto-estrada ou em terrenos acidentados, sejam pautadas pela (sempre tranquilizadora) previsibilidade.

man trgEntre as diferenciadoras opções que o modelo pode oferecer, constam o Sistema de assistência à travagem de emergência EBA (monitoriza o trânsito à frente do veículo e avisa, através de um sinal sonoro, se as distâncias forem insuficientes, sendo possível reduzir a gravidade dos acidentes ou evitar uma colisão traseira), o Assistente de manutenção na faixa de rodagem (ajuda-o a manter o veículo dentro da faixa de rodagem, pois monitoriza a situação e intervém activamente na direcção), o Assistente de protecção lateral (através de sensores ultra-sónicos, monitoriza a área envolvente e adverte para a presença de postes, muros e até mesmo peões), o Assistente de reboque (facilita-lhe a manobra de marcha-atrás e, através do interruptor de ajuste no retrovisor, tal como com um joystick, controla o sentido de marcha do reboque ao especificar o ângulo de articulação nominal), o Assistente de arranque em subidas, o Assistente de vento lateral, de estacionamento e de saída de estacionamento.

A ‘experiência Cargo’ a bordo da MAN TGE

Com o seu motor diesel de quatro cilindros 03N.C, capaz de atingir uma velocidade máxima de 165 quilómetros por hora, o furgão MAN TGE – com um custo de 30.913.000 euros – foi desenhado para aliar a agilidade ‘quanto baste’ à rigidez que o transporte de mercadorias exige. Na sala de comandos, ou seja, no lugar do motorista, reina a sensação de estabilidade e de versátil enquadramento nos múltiplos contextos: ora na autoestrada, a maiores velocidades, ora na azáfama citadina da capital, por entre vias problemáticas e congestionamentos, onde a perícia técnica exige menores velocidades e maior endurance.

man tge interiorEquipado com um Pacote Media Van Navigation (que inclui o Indicador de funções ‘Plus’ e o MAN Media Van Advanced), quatro tomadas de 12V na cabina (três no tablier e uma na estrutura de base do assento esquerdo) e duas tomadas de 12 V no compartimento dos passageiros/espaço de carga, o furgão vem também com banco duplo de acompanhante à direita e compartimento na primeira fila de bancos, cintos de segurança automáticos de fixação em três pontos com ajuste de altura e luz interna LED no compartimento de passageiros/de carga: tudo em prol de um conforto que, de facto, nos faz sentir ao volante do tal «posto móvel de trabalho» de que a MAN fala.

Os apetrechos idealizados para o transporte de carga (falamos aqui, especificamente, dos olhais de amarração para fixação de carga) cumprem a sua função e o peso bruto admissível de 3,5 toneladas tornam o MAN TGE que testámos um real candidato a tomar de assalto as preferências daqueles que pretendem o músculo (carga) mas também a versatilidade de um transportador preparado para todos os ambientes e todos os obstáculos – de facto, uma carrinha «com genes de utilitário»: mais uma afirmação que pudemos corroborar com a nossa experiência.



Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com