Theo Notteboom: «Existência de alianças no Shipping não deve ser guiada pela intervenção regulatória»

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A Block Exemption Regulation (ou Regulamento de Isenção por Categoria de Consórcios da UE) continua a dividir opiniões – na sequência da proposta de revisão, publicada recentemente pela União Europeia, o Shipping abeira-se de uma extensão sem alterações, por mais quatro anos, das isenções dadas ao sector. Para o especialista de Economia Marítima Theo Notteboom, a proposta beneficiará a indústria.

Theo Notteboom: Shipping deve seguir a maré da «dinâmica»

«Estamos um passo mais perto de uma extensão do Regulamento de Isenção por Categoria. Na minha humilde opinião, a existência de alianças no transporte marítimo de contentores não deve ser guiada pela intervenção regulatória, mas pela dinâmica do mercado no transporte marítimo», comentou o co-fundador da PortEconomics. Para Theo Notteboom, este é um passo na direcção certa.

«As dinâmicas de mercado estiveram na origem do surgimento de alianças, em meados dos anos 90. Poderá chegar um momento em que as próprias transportadoras marítimas vejam menos valor na formação de alianças, mas, por enquanto, esse momento ainda não chegou», considerou Theo Notteboom, através de uma publicação nas redes sociais. Mas a visão não é consensual.

Para o Conselho Europeu de Carregadores (organismo que representa os carregadores da União Europeia), a extensão da Block Exemption Regulation, em vigor desde 2009, não é positiva para o sector, não fornecendo «instrumentos para lidar com as actuais condições de mercado e tem sérias consequências que afectam as presentes condições de negócios marítimos».

Para a entidade, a proposta actual «não tem em atenção os requisitos de mercado», sendo potencial causadora de desequilíbrios concorrenciais e de forças aliadas que agregam um poderio concorrencial desnivelado, algo que poderá impactar os preços do frete e reduzir as opções dos carregadores.

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