trump shipping

‘Tit for tat’: novo agravamento tarifário dos EUA contra a China entrou ontem em vigor

Marítimo Comentários fechados em ‘Tit for tat’: novo agravamento tarifário dos EUA contra a China entrou ontem em vigor 320
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os EUA aplicaram uma taxa que agrava, em 10%, a tributação sobre mais uma significativa porção de produtos importados vindos da rival China – a medida atinge cerca de 170 milhões de euros e não ficará por aqui: em Janeiro de 2019, esse agravamento subirá para os 25%, garantiu Donald Trump. O agravamento entrou ontem em vigor.



Retaliação sem fim à vista?

A guerra comercial, que a Revista Cargo tem vindo a acompanhar, parece não estar perto do fim, com os resultados desta instabilidade a reflectirem-se no universo do Shipping e da Logística. Perante a postura da administração norte-americana, a China não teve pejo em retaliar, impondo taxas sobre os produtos americanos, perfazendo um valor de ronda dos 50 milhões de euros.

Estas recíprocas vinganças encetam uma espiral de «violência tarifária» que preocupada cada vez mais os agentes do comércio global – do sector rodoviário, passando pelo frete aéreo até ao transporte marítimo, todos se têm mostrado seriamente preocupados com a deriva tarifária imposta por Donald Trump e acentuada pela China. Este tit for tat, diz a Reuters, vê agora a potência oriental penalizar mais de 5 mil produtos vindos dos EUA.

China ataca GNL e sector aeronáutico norte-americano

Entre os produtos penalizados pela China estão duas vertentes consideradas vitais para a economia dos EUA: o gás natural liquefeito (GNL), que o país pretende exportar cada vez mais, e os aviões (o que penaliza directamente a Boeing). Esta decisão deverá desencadear nova retaliação dos EUA, uma vez que Donald Trump havia já garantido que os agravamentos deveria atingir cerca de 227 mil milhões de euros na totalidade.

Associações em peso contra política de Trump

Por entre os escombros desta guerra tarifária, muitas são as entidades e associações que se erguem contra a política penalizadora de Trump: segundo o portal de informação Maritime Executive, cerca de 80 dezenas de associações já manifestaram o seu desagrado perante o aumento das tarifas aos produtos chineses, passando uma mensagem de clara oposição ao proteccionismo da administração.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com