TomTom condução autónoma

TomTom e Universidade de Amesterdão abrem Laboratório de Investigação para Condução Autónoma

Terrestre Comentários fechados em TomTom e Universidade de Amesterdão abrem Laboratório de Investigação para Condução Autónoma 225
Tempo de Leitura: 2 minutos

A TomTom, especialista em tecnologia de localização, e a Universidade de Amesterdão (UvA), acabam de lançar um novo laboratório de investigação público-privado. O Atlas Lab vai focar-se na utilização de Inteligência Artificial (IA) para desenvolver mapas HD avançados, altamente precisos e seguros, para veículos autónomos. O laboratório faz parte do ICAI, Centro de Inovação nacional para a IA, localizado no Amsterdam Science Park.

No trilho de uma «desafiante investigação ao nível da IA»

Em parceria com a TomTom, a UvA está a desenvolver pesquisas sobre o uso da IA para criar mapas HD adequados a todos os níveis da condução autónoma. «Na UvA, estamos a fazer investigação em reconhecimento automatizado de itens em imagens e vídeos. No entanto, o reconhecimento de itens e a criação de mapas em HD em situações complexas, como um carro em movimento, ainda é um grande desafio. A colaboração com a TomTom oferece uma dimensão extra para uma nova e desafiante investigação ao nível da IA», referiu Theo Gevers, um dos Directores Científicos do Atlas Lab.

Nos próximo cinco anos, cinco alunos de doutoramento vão trabalhar no Atlas Lab nos projectos que contribuem para reconhecimento automatizado de itens como sinais de trânsito, localização 3D de veículos e combinação de imagens a laser e câmaras LIDAR (detecção e alcance da luz). Para recolher os dados necessários, estão a ser utilizadas carrinhas de mapeamento móvel equipadas com sensores, como sistemas LIDAR e câmaras.

IA aplicada à condução autónoma: TomTom «está a quebrar barreiras»

«A TomTom está a quebrar as barreiras na utilização da IA para a criação de mapas HD para carros autónomos», referiu Harold Goddijn, CEO da TomTom. «Por isso mesmo, precisamos de investigação disruptiva ao nível da tecnologia de IA, razão pela qual vamos colaborar com o departamento líder mundial em IA da UvA. Esta parceria deixa-nos um passo mais próximo de um futuro autónomo com estradas mais seguras, livres de congestionamento e emissões prejudiciais para o ambiente», completou o responsável.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com