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Total planeia encomendar oito navios-tanque de GNL para projecto no Norte de Moçambique

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O grupo francês Total encontra-se a equacionar a encomenda de oito navios-tanque (ou metaneiros) de gás natural liquefeito para o projecto do bloco Área 1 da bacia do Rovuma, norte de Moçambique, segundo adiantou o jornal sul-coreano ‘Business Korea‘.

Total aposta em Moçambique

As cartas de intenção assinadas com a Hyundai Heavy Industries e Samsung Heavy Industries deverão dar origem a encomendas ainda este mês de Março, sendo que a construção dos oito navios tem um custo estimado em 3,4 biliões de won, uma quinta que equivale a cerca de 2,8 mil milhões de dólares. Este passo consolida a perspectiva de que o projecto, que poderá vir a exigir avultados investimentos na ordem dos 25 mil milhões de dólares, está a progredir, não obstante o clima de insegurança existente na província de Cabo Delgado.

Recorde-se que vários ataques levados a cabo por alegados terroristas islâmicos têm causado a morte de centenas de pessoas e grande destruição de bens desde 2017. O grupo Total concluiu, durante o ano de 2019, o processo de a aquisição da participação de 26,5% detida pelo grupo Anadarko Petroleum Corporation naquele bloco por 3,9 mil milhões de dólares, no âmbito da compra dos activos em África deste último grupo, entretanto adquirido pelo Occidental Petroleum Corporation, detalhou o portal de informação ‘Macauhub’.

O projecto inicial contemplava a instalação de dois módulos de liquidificação de gás natural com uma capacidade de produção de 12,9 milhões de toneladas por ano. Os restantes parceiros do grupo Total, que funciona como operador, são a ENH Rovuma Área Um, subsidiária da estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, com 15%, Mitsui E&P Mozambique Area1 Ltd. (20%), ONGC Videsh Ltd. (10%), Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%) e PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8,5%).

Recorde-se que a Total adquiriu, em 2017, a totalidade do negócio de Oil & Gas da Maersk por 7,5 mil milhões de dólares. O negócio fez parte da concentração dos recursos do Grupo A.P. Moller-Maersk no negócio de transporte marítimo de contentores e na logística integrada.

Com Macauhub e Business Korea

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