Maersk e IBM: fase ‘beta’ da TradeLens provou sucesso do ‘Blockchain’ no Shipping

Marítimo Comentários fechados em Maersk e IBM: fase ‘beta’ da TradeLens provou sucesso do ‘Blockchain’ no Shipping 303
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Maersk Line e a IBM anunciaram ontem que a plataforma conjunta de Blockchain – que uniu as duas companhias em 2017 – passou com sucesso a fase de testes e está pronta para o arranque das operações em full mode: a TradeLens arranca assim com 94 participantes, entre os quais estão várias marcas de referência, como a Hamburg Sud ou a CEVA Logistics.



Há cerca de oito meses atrás, a Maersk Line anunciou o projecto de desenvolvimento da plataforma (com recurso às potencialidades do Blockchain), contando, para tal, com o know how da IBM – agora, volvidos 154 milhões de eventos, a parceria está pronta para passar ao nível seguinte, visando «promover um comércio global mais eficiente e seguro», através da partilha de informações, da «transparência» e do estimulo face à «inovação».

TradeLens: visão «única» e partilhada de cada transacção para maior transparência

A TradeLens, segundo afiançam as duas integrantes do projecto, permite que os participantes estabeleçam «uma única visão compartilhada de uma transacção sem comprometer detalhes» ou sem colocar em causa a «privacidade». Em comunicado, ambas garantem que «transportadoras, transitários, companhias marítimas, terminais e alfândegas podem interagir mais eficientemente, em tempo real», acedendo aos dados dos embarques, níveis de temperatura e peso dos contentores.

Os documentos comerciais, revela o comunicado, estão disponíveis sob um programa beta chamado ClearWay, que permite aos despachantes aduaneiros e às agências governamentais colaborarem em processos de negócios inter-organizacionais e trocas de informações, tudo apoiado por uma espécie de rasto auditável que permite o rastreio das operações e agrega a informação em blocos de dados não adulteráveis. Segundo a Maersk e a IBM, o TradeLens reduziu o tempo de trânsito de um envio de materiais para uma linha de produção nos Estados Unidos em 40%.

Plataforma captou cerca de 154 milhões de eventos

Explica o comunicado que foram captados e processados pela plataforma cerca de 154 milhões de eventos de embarque – tais dados estão já a chegar ao milhão de eventos por dia. «Acreditamos que o Blockchain pode desempenhar um papel importante na digitalização dos envios, uma área da economia global que movimenta quatro biliões de dólares por ano», disse Bridget van Kralingen, vice-presidente da IBM Global Industries, Solutions and Blockchain.



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com