
Tráfego ferroviário na Rota da Seda: DB Cargo quer «quebrar a barreira dos 100 mil TEU em 2020»
Terrestre 7 Agosto, 2019 Comentários fechados em Tráfego ferroviário na Rota da Seda: DB Cargo quer «quebrar a barreira dos 100 mil TEU em 2020» 266De acordo com informações adiantadas pelo portal de informação ‘Rail Freight’, a companhia ferroviária alemã DB Cargo pretende aumentar o tráfego de contentores entre a Europa e a China nos próximos anos. O operador alemão de transporte ferroviário de mercadorias estabeleceu uma nova meta para um novo período de futuro crescimento: transportar 100.000 TEU na Nova Rota da Seda em 2020.
A DB Cargo opera os serviços de transporte ferroviário de mercadorias entre a Europa e a China há quase onze anos. Durante este período, a empresa mostrou uma boa dinâmica nos volumes de contentores transportados- o sucesso consolidado levou à definição de uma nova meta para o futuro.
«A DB Cargo aumentou recentemente o volume de transporte para cerca de 85.000 TEU e queremos quebrar a barreira de 100.000 TEU em 2020», vincou Carsten Hinne, vice-presidente sénior da divisão Chinese corridor development da companhia alemã.
Segundo Carsten Hinne, o corredor da Trans-eurásia é um dos projectos de globalização mais interessantes do mundo e tem ainda muito a oferecer ao sector ferroviário. Recorde-se que o comboio inaugural (carregando contentores) a ligar os dois continentes partiu em Setembro de 2018.
Da cidade chinesa de Xiangtan, na província de Hunan, o comboio-piloto demorou 17 dias para chegar à cidade alemã de Hamburgo. No trajecto até à Europa, o comboio de mercadorias passou pela Rússia, Bielorrússia e Polónia – a rota acabou por ser a principal artéria ferroviária do tráfego euro-asiático. Posteriormente, as conexões alternativas via Cazaquistão e Mongólia foram abertas.
O primeiro comboio foi organizado pela empresa Trans-Eurasia Logistics, uma joint venture da DB Cargo em sintonia com a Russian Railways (RZD).