marítima

Tráfego global de contentores aponta para crescimento de 5,5% em 2017, diz Drewry

Marítimo Sem comentários em Tráfego global de contentores aponta para crescimento de 5,5% em 2017, diz Drewry 229

Apesar de se debater com vários desafios que se alinham no horizonte, o sector do transporte marítimo de mercadorias prossegue, a bom ritmo, o seu crescimento – nomeadamente quando olhamos para o segmento contentorizado. Na ressaca de 2016, o presente ano parece indicar o rumo certo, estando previsto a obtenção de um lucro operacional de 6 mil milhões de dólares no contexto da indústria do transporte de contentores. E, segundo a consultora Drewry, este valor aumentará em 2018.

Crescimento anual de 5,5% para 2017, aponta Drewry

No seu mais recente relatório, a consultora londrina informa que o tráfego de contentores mundial sofreu uma recuperação de cerca de 6% no primeiro semestre de 2017, embora seja expectável que crescimento diminua na segunda metade do ano, com uma média anual total de 5,5%. Relembra a Drewry que tais resultados hoje assegurados estariam longe das previsões dos mais optimistas analistas – não apenas devido ao confrangedor 2016 mas também à ascensão de políticas de isolacionismo (Trump), de desagregação de unidades políticas e sócio-económicas (Brexit) ou até o aumento do terrorismo.

Tarifas aumentarão 15% durante 2017

Apesar destes contextos adjacentes, que sobressaem devido ao seu pendor volátil, o sector continuará, ao que tudo indica, a progredir a bom ritmo, estando distante o cenário de descarrilamento económico, dada a boa recuperação do comércio global acrescenta a Drewry. Explica a analista britânica que as perspectivas das operadoras marítimas em relação aos seus lucros estarão fortemente ligadas ao que se passar neste trimestre, sendo de esperar que as previsões para 2017 e 2018 superem as executadas em Junho passado.

Explica a Drewry que tal acontece porque a capacidade de negociação das operadoras marítimas aumentou nos últimos meses. Sublinha ainda a consultora que as tarifas aumentarão cerca de 15% ao longo de 2017 devido às estratégias aplicadas pelas companhias, e, ao que tudo indica, voltarão a subir em 2018, ainda que com menos fulgor, já que muitos carregadores se mostrarão relutantes em aceitar aumentos significativos pelo segundo ano consecutivo.

Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
Partilhar
Partilhar