Tráfego portuário disparou em 2017: 752 milhões de TEU movimentados em todo o mundo

Marítimo Comentários fechados em Tráfego portuário disparou em 2017: 752 milhões de TEU movimentados em todo o mundo 326
Tempo de Leitura: 1 minutos

Os volumes de tráfego portuário aceleraram de forma significativa: a actividade portuária global e a movimentação de carga (relevo para a carga contentorizada) expandiram-se rapidamente durante o ano de 2017, após dois anos de fraco desempenho.

Contentores dão volta ao mundo: 752 milhões de TEU movimentados em 2017

De acordo com o relatório da UNCTAD, cerca de 752 milhões de TEU foram movimentados nos portos em todo o mundo durante o ano transacto. As perspectivas para a actividade global de movimentação portuária permanecem positivas, apoiadas pelos planos de crescimento económico e planos de desenvolvimento de infra-estruturas portuárias, recorda a UNCTAD no documento.

Portos sob pressão ou a consequência da consolidação

As operações portuárias, o desempenho e o poder negocial continuam, explica o documento, a ser definidos pela implantação de mega-navios e pela reestruturação das alianças marítimas, cada vez mais poderosas. «O aumento do tamanho dos navios e o aumento da abrangência das alianças aumentaram as exigências» que caem sobre os ombros dos portos, aumentando, logicamente, o desafio da adaptação destes à nova realidade.

«Enquanto as redes de transporte marítimo parecem ter beneficiado de ganhos de eficiência decorrentes da consolidação e da reestruturação da aliança, para os portos, os benefícios não evoluíram no mesmo ritmo. Essa dinâmica é ainda mais complicada pelo facto de as companhias marítimas estarem frequentemente envolvidas em operações portuárias, o que, por sua vez, poderia redefinir as abordagens às concessões de terminais», explica o relatório, ao qual a Revista Cargo teve acesso.

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com