DGRM Bmar

Transição digital na DGRM já permitiu poupar mais de 11 milhões de folhas de papel

Marítimo Comentários fechados em Transição digital na DGRM já permitiu poupar mais de 11 milhões de folhas de papel 241
Tempo de Leitura: 2 minutos

A transição digital na DGRM permitiu poupar mais de 11 milhões de folhas de papel e reduzir de 46 para 4 dias o tempo de resposta, adiantou a entidade – este feito, sustentado numa aposta estrutural no processo de digitalização e desmaterialização, será exposto no Festival Internacional de Ciência, que arrancou esta Terça-feira (dia 12 de Outubro) e decorrerá, no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, até ao dia 17.

Este evento dedicado à ciência e tecnologia irá celebrar o conhecimento, a curiosidade e a criatividade através de um programa inovador e gratuito, reunirá entidades académicas, científicas, tecnológicas, diplomáticas, governamentais e não-governamentais, tendo um programa diversificado com debates, palestras, exposições, espectáculos, concertos, workshops, com inúmeras oportunidades de interacção.

A forte aposta da DGRM na estratégia de digitalização dos serviços relacionados com o Mar, a tramitação electrónica de processos e a emissão de documentos electrónicos seguros vai estar em destaque, podendo quem desejar, ter acesso à mostra de serviços digitais com o balcão do BMar – Balcão Electrónico do Mar. Desde que arrancou, há cerca de três anos, a ferramenta BMar já permitiu emitir 103 mil outputs digitais, destacando-se as Cartas digitais de Navegador de Recreio, os Títulos digitais de Aquicultura e de Utilização Privativa do Espaço Marítimo, as Licenças digitais de Pesca Profissional ou Lúdica, e os Certificados electrónicos de Embarcações e de Marítimos. Foram poupadas 11.500.000 folhas de papel e o tempo médio de prestação de serviços em papel passou de 46 dias para 4 dias no suporte digital.

Em comunicado, a DGRM explicita que a transição digital para sistemas «mais inteligentes», que garantam maior controlo da informação recolhida e das acções a tomar, desempenha «um papel fundamental no processo de tomada de decisão e merecem todo o nosso apoio». Segundo a entidade, a transição digital assume também um «importante papel no apoio à transição energética, optimização de processos e implementação de medidas sustentáveis em todos os sectores da economia azul: shipping, portos, pescas, aquicultura, turismo e lazer».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com