Transinsular repõe navio na rota dos Açores devido a aumento da movimentação de cargas

Marítimo Comentários fechados em Transinsular repõe navio na rota dos Açores devido a aumento da movimentação de cargas 913
Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo matéria noticiosa avançada pelo jornal ‘Correio dos Açores’, a Transinsular colocará, a partir do dia 25 deste mês, o navio Ponta do Sol na rota dos Açores na tarefa de ligação entre Leixões e o arquipélago dos açoriano, devido ao aumento constante do movimento de mercadorias para a região.



Volumes transportados crescem e armadores mostram-se atentos «às evoluções do mercado»

Este aumento crescente do volume de mercadorias movimentadas para os Açores contrasta com a perda de fulgor registada a partir de 2009 – em reacção a esse abrandamento, os armadores retiraram dois navios da rota dos Açores, adaptando-se ao contexto da altura. Ao jornal açoriano, o responsável de uma das empresas afirmou que tem existido «um acompanhamento constante» no sentido dos armadores darem rápida resposta «às evoluções do mercado» que se encontra em crescimento.

A progressiva redução da movimentação de mercadorias atingiu o seu pico durante o ano de 2014, no qual foram descarregadas em portos açorianos 1.545 toneladas de mercadorias e carregadas 538.66 toneladas de mercadorias. Esta sucessiva redução anual levou à retirada de um navio da rota dos Açores, segundo, posteriormente, retirado um segundo navio, lembra o ‘Correio dos Açores’.

Recuperação da movimentação de mercadorias leva Transinsular a apostar de novo no Ponta do Sol

O ano de 2015 marcou uma ligeira inflexão, seguindo-se uma recuperação gradual: em 2017 as mercadorias descarregadas nos portos açorianos voltaram a crescer, sendo de 1.740 mil toneladas, embora se tenha verificado uma ligeira redução na carga carregada (630,3 toneladas). A previsão é a de que os números se mantenha durante o primeiro semestre deste ano.

Reagindo em conformidade com estes resultados, a Transinsular resolveu recolocar na rota dos Açores um dos dois navios que foram retirados no pico da crise: o Ponta do Sol. Este navio passará a conectar, de quinze em quinze dias, o porto de Leixões à Terceira, Ponta Delgada, outros dois portos da Região, com uma segunda passagem em Ponta Delgada antes de regressar a Leixões.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com