Transporte aéreo de mercadorias liderará o crescimento do tráfego de mercadorias até 2050

Aéreo Comentários fechados em Transporte aéreo de mercadorias liderará o crescimento do tráfego de mercadorias até 2050 285
Tempo de Leitura: 1 minutos

«A procura global pelo transporte de mercadorias continuará a crescer de forma impressionante nas próximas três décadas»: esta é uma das principais conclusões do relatório ‘Perspectives of Transport’, apresentado no dia 22 pelo Fórum Internacional dos Transportes (ITF). O documento indica que a procura global do frete triplicará entre 2015 e 2050, e o maior percentual de crescimento será responsabilidade do tráfego aéreo.

Apesar de representar uma quota «marginal» do transporte de mercadorias em todo o mundo, com menos de 0,25% da quota, o transporte aéreo de mercadorias terá a maior taxa de crescimento anual até 2030 (de 5,5%) e 2050 (do 4,5%). O relatório observa que o seu crescimento será muito impulsionado por uma proporção maior de bens de alto valor que serão intensamente transportados por via aérea, especialmente a partir da China.

Por seu turno, o crescimento anual esperado para o transporte de mercadorias como um todo será de 3,1% até 2030, um valor ligeiramente inferior ao projectado no relatório da ITF no ano de 2017. De facto, o documento é mais optimista com a procura de longo prazo pelo transporte de carga, com um crescimento de 3,4% até 2050. Apesar destes cálculos, o relatório reconhece o risco de efectuar projecções sobre a evolução da procura, tendo em vista «a actual instabilidade da economia mundial e as crescentes tensões comerciais».

«Os números projectados podem mudar como resultado de um maior proteccionismo ou de uma recessão económica global, mas também de uma maior capacidade de transporte de produtos em países ou regiões com significativo potencial de crescimento», assinala o documento, que destaca a necessidade de aumentar a capacidade na Ásia para atender à procura futura do frete.

 

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com