
Transporte ferroviário de contentores aumentou +65% em Portugal durante o ano de 2018
Terrestre 20 Maio, 2020 Comentários fechados em Transporte ferroviário de contentores aumentou +65% em Portugal durante o ano de 2018 434A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) divulgou esta Quarta-feira a síntese dos principais indicadores do ‘Ecossistema Ferroviário Português’, um documento ao qual a Revista Cargo teve acesso e que reporta ao ano de 2018. No que toca ao transporte de mercadorias, destaca-se o aumento de +65% no transporte de contentores (NST 18) e uma redução de 39% no transporte de coque e produtos petrolíferos refinados.
Medway aumentou para 86% a quota do transporte total de mercadorias
Levando em conta a análise do período 2016-2018, as toneladas transportadas em transporte ferroviário em Portugal mantiveram-se constantes, tendo existido, no entanto, um aumento das distâncias percorridas (+9,8% em TKm); neste contexto, a Medway aumentou para 86% a sua quota-parte do transporte total de mercadorias por modo ferroviário, sendo o maior operador na generalidade dos grupos de mercadorias. Já a Takargo apresentou uma maior expressão no transporte de mercadorias da fileira da madeira e pasta de papel e dos produtos das indústrias extractivas.
Para a execução desta síntese, a AMT levou a cabo à análise dos principais indicadores de desempenho do sector ferroviário durante o ano de 2018 relacionados com a evolução da oferta e da procura de transporte de passageiros e de mercadorias, a qualidade do serviço, a evolução dos preços, a sua vantagem comparativa em termos de sustentabilidade ambiental e o balanço da situação económico-financeira do sector, explica a AMT.