Transtejo

Transtejo avança para aquisição dos 10 navios eléctricos após visto do Tribunal de Contas

MarítimoComentários fechados em Transtejo avança para aquisição dos 10 navios eléctricos após visto do Tribunal de Contas284
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Tribunal de Contas concedeu o visto prévio ao contrato de fornecimento de 10 navios eléctricos à Transtejo/Soflusa, revelou, na passada Sexta-feira (dia 19 de Março) a empresa. Através de uma nota dirigida à imprensa, a empresa Transtejo adiantou ter recebido o visto do tribunal sobre o contrato celebrado com o estaleiro espanhol Astilleros Gondán no passado dia 29 de Janeiro. Recorde-se que o concurso havia sido contestado.

«Está, assim, concluído o processo legal que antecede a concretização do projecto de renovação da frota de navios que irá, a partir de 2022, operar nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo e Seixal», declarou a empresa na comunicação, à qual tivemos acesso. As novas embarcações, tal como a Revista Cargo havia já noticiado, têm um potencial ecológico que espelha a aposta da empresa na criação de uma frota cada vez mais sustentável.

Transtejo aposta em frota ambientalmente sustentável

As novas embarcações em causa, explicitou ainda a empresa no comunicado emitido, «dotam a operadora de transporte público fluvial do Tejo de uma frota de navios ambientalmente sustentável, movida por sistema de propulsão 100% eléctrico, com consumos energéticos inferiores às dos navios actuais e sem emissões de Gases de Efeito Estufa (em 2019, o consumo de gasóleo foi de cerca de 5 milhões 249 mil litros correspondente à emissão de 13 122 toneladas de CO2), em linha com a estratégia nacional para a descarbonização». O concurso com vista à aquisição destas dez embarcações havia sido contestado pelos Estaleiros de Peniche, outro dos concorrentes ao fornecimento dos navios.

Saiba mais sobre o processo:

Contestação «improcedente» no concurso para aquisição de navios eléctricos para a Transtejo

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com