túnel Alemanha Dinamarca

Tribunal alemão deu luz verde para a construção do maior túnel submerso do mundo

Terrestre Comentários fechados em Tribunal alemão deu luz verde para a construção do maior túnel submerso do mundo 659
Tempo de Leitura: 2 minutos

No decorrer da semana passada, um tribunal alemão deu luz verde ao projecto de construção do maior túnel rodo-ferroviário submerso do mundo, que liga a Alemanha e a Dinamarca – está assim mais perto de concretizar-se uma empreitada épica que demorou uma década a negociar.

Tribunal alemão aprovou – túnel com luz verde para avançar do lado alemão

Acelera assim o projecto pela banda alemã, ao passo que as obras encontra-se já em curso na parte dinamarquesa. Este decisão de aprovação legal chega após uma final ronda de avaliações e auscultações. Os juízes de Leipzig escutaram, no último mês e meio, as reclamações da Nabu Nature Conservation Association, uma aliança formada com o intuito de impedir a edificação do túnel germano-dinamarquês.

O túnel de 18 quilómetros de extensão conectará a Alemanha e a Dinamarca é considerado um dos maiores projectos do continente europeu, sendo que até ao ano de 2029 espera-se que coloque em comunicação as regiões de Puttgarden em Fehmarn e Rødby em Lolland. A Dinamarca calcula investir nesta construção cerca de 7,1 mil milhões de euros, enquanto que os alemães investirão cerca de metade (3,5 mil milhões de euros).

O túnel, que estará a uma profundidade de 40 metros no Mar Báltico, visa diminuir para metade o tempo das deslocações entre os dois países. «Hoje, se fizesse uma viagem de comboio demoraria cerca de quatro horas e meia», disse à CNN Jens Ole Kaslund, director técnico da Femern, a empresa dinamarquesa responsável pelo projecto. «Quando o túnel estiver finalizado, a mesma viagem levará apenas duas horas e meia», salientou Kaslund.

A futura infra-estrutura rivalizará assim com o famoso túnel de Gotthard, actualmente o maior túnel para comboios (passa por baixo dos Alpes suíços e mede 57,1 quilómetros de comprimento), com o túnel de Seikan, no Japão (o maior debaixo de água, com 53,9 quilómetros) e com o túnel rodoviário de Laerdal, na Noruega (que mede 24,51 quilómetros). No entanto, nenhum destes três combina a rodovia com a ferrovia.

Saiba mais sobre o túnel aqui:

O maior túnel rodo-ferroviário do mundo ligará a Dinamarca à Alemanha em 2029

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com