Trio de Presidências assina declaração conjunta para cooperação no sector dos transportes

Logística, Marítimo, Terrestre Comentários fechados em Trio de Presidências assina declaração conjunta para cooperação no sector dos transportes 245
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Trio de Presidências do Conselho de Transportes da União Europeia – Alemanha, Portugal e Eslovénia – inicia-se a 1 de Julho de 2020 com o lema ‘Juntar forças para uma mobilidade sustentável, inovadora, resiliente e acessível’.

A busca por uma «melhor conectividade em toda a Europa»

Ministro das Infra-estruturas Pedro Nuno SantosNa passada Terça-feira, na vídeo-conferência inaugural, os três ministros (onde se insere o luso Pedro Nuno Santos) assinaram uma declaração conjunta, que será a base para a cooperação no sector dos transportes nos próximos dezoito meses. Para além de tópicos sobre como lidar com a crise do coronavírus, lições aprendidas e consequente recuperação, a questão principal do Trio de Presidências é a mobilidade sustentável e inovadora.

Em relação ao Pacto Ecológico Europeu, o trio está comprometido em colocar uma maior ênfase na inovação, contribuindo desta forma para uma recuperação económica e sustentável. A este respeito, apoiar o alargamento do mercado e a facilidade de uso de combustíveis alternativos será uma das prioridades. Pedro Nuno Santos, Ministro das Infra-estruturas, sublinhou a importância da ferrovia como o modo de transporte do futuro.

«Irá ajudar-nos a atingir uma melhor conectividade em toda a Europa, enquanto protegemos o ambiente a lutamos contra as alterações climáticas. Aguardo com expectativa trabalhar com os nossos amigos alemães e eslovenos nos próximos dezoito meses – trabalhar juntos num sistema de transportes mais sustentável, inovador, resiliente e acessível, para melhor ligar pessoas e negócios em todas as áreas geográficas da União», frisou.

«Reforço do transporte ferroviário» é prioridade

ferrovia comissao europeia«Nos próximos dezoito meses, iremos formar uma equipa forte com Portugal e Eslovénia. Juntos, iremos lançar um verdadeiro impulso inovador para uma mobilidade sustentável. Particularmente, atribuímos grande importância ao reforço do transporte ferroviário. Neste sector, conseguimos atingir imenso ao interligar mobilidade e digitalização. O sistema de acoplamento automático a nível europeu permitiria, por si só, a uma enorme poupança de tempo e a uma maior flexibilidade», declarou também o ministro Federal Alemão, Andreas Scheuer.

Já o governante esloveno, Jernej Vrtovec, vincou que «a prioridade principal para a Eslovénia é tornar a mobilidade mais ecológica e facilitar o transporte transfronteiriço dentro da UE e com os países nossos vizinhos, especialmente com os países dos Balcãs Ocidentais. Neste âmbito, a Eslovénia irá focar-se na mobilidade eléctrica, na facilitação do transporte transfronteiriço entre os Balcãs Ocidentais e a UE, na revisão da regulamentação dos TEN-T e naturalmente iremos ter em conta outros dossiers no domínio da mobilidade sustentável, inteligente e ecológica, da aviação, da ferrovia, etc. e, evidentemente, medidas relativas ao COVID-19, conforme necessário».

“European Union (EU) Flags” by kylewagaman is licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com