Porto de Valência

Túnel para ligar portos de Valência e Sagunto em equação

Marítimo Comentários fechados em Túnel para ligar portos de Valência e Sagunto em equação 930
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Presidente da Autoridade Portuária de Valência (APV), Aurelio Martinez, revelou que a administração do porto valenciano está a equacionar o financiamento de um estudo que analisará «todas as alternativas razoáveis» para a criação de um corredor de ligação directa entre os portos de Valência e Sagunto.



Túnel «subterrâneo ou sob o mar» é a solução, revela presidente da APV

A solução passará, explicou Martinez, pela construção de um túnel, «subterrâneo ou sob o mar», assim impedindo que a cidade seja afectada pelo afluxo de camiões. A novidade foi anunciada após pelo Conselho de Administração do Porto, em conferência de imprensa, no fim de Fevereiro, e tem vindo a ganhar força em Valência.

O anúncio contou com a presença do prefeito de Valência, Joan Ribó. Este reiterou sua oposição «categórica» a um acesso por superfície, concordando assim com a solução avançada pela posição da administração portuária. Por sua vez, Aurelio Martinez revelou que será, ainda em Março, assinado um protocolo entre o porto, o Puertos del Estado e o Ministério do Fomento para elaborar um estudo informativo sobre todas as possibilidades em cima da mesa.

Assim, destacou Martinez que entre as alternativas a serem analisadas está a solução de um túnel subterrâneo «mais distante de Port Saplaya» e um túnel submerso que irá de porto a porto – esta segunda opção, uma «sugestão» dada pelo governo regional. Os estudos serão financiados pelo Autoridade Portuária de Valência (APV), embora seja o Ministério o responsável pela preparação do documento.

Conexão entre os dois portos é «necessidade urgente»

O presidente da administração reforçou a «necessidade urgente» de estabelecer uma conexão entre os portos de Valência e Sagunto, dada a «crescente procura» em ambas as áreas; destacou ainda a «infinidade de vantagens» para os utilizadores da cidade e do porto caso a solução do túnel seja viável. «Cerca de 2.500 veículos» deixarão de onerar a via V-30 e «as emissões de CO2 serão reduzidas e os motoristas são economizarão tempo», disse.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com