camioes autonomos TuSimple

TuSimple começará teste de camiões autónomos no Arizona dentro de meses

Terrestre Comentários fechados em TuSimple começará teste de camiões autónomos no Arizona dentro de meses 175
Tempo de Leitura: 2 minutos

A empresa chinesa TuSimple, fundada em 2015, deu mais um passo rumo à implementação da tecnologia autónoma em veículos de transporte de mercadorias: apostada em desenvolver a movimentação rodoviária de carga através de camiões, a companhia recebeu um importante investimento da californiana Nvidia GPU Ventures, no valor de 20 milhões de dólares, e escolheu a cidade de Tucson para arrancar com a fase de testes. A companhia espera, dentro de poucos meses, testar os veículos autónomos (uma frota até 25 unidades) nas estradas do estado do Arizona.

Leis do Arizona influenciaram escolha da TuSimple

Focada no desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), computação, algoritmos e sistemas de mapeamento, a ‘startup’ TuSimple conta com dois centros de pesquisa (San Diego, nos Estados Unidos da América e Pequim, na China), 30 engenheiros e outros 100 trabalhadores. Tucson, no Arizona, funcionará como base do trabalho desenvolvido em prol dos camiões autónomos de mercadorias – a escolha justifica-se pelo ordenamento jurídico do estado em questão, no qual não é proibida ou restringida a operação de veículos autónomos. A informação foi avançada pelo jornal local ‘Tucson Sentinel’.

A ‘startup’ chinesa, dirigida pelos fundadores Mo Chen (desempenha funções de CEO) e Xiaodi Hou, concentrou-se no desenvolvimento sensorial de longa distância (recorrendo a câmaras e radares, atingindo os 200 metros de distância de percepção), do mapeamento e interpretação do meio ambiente e dos potenciais obstáculos (utilizando a IA e algoritmos de detecção) e de uma aplicação para identificação de modelos de veículos (que identifica o modelo com recurso à análise de um fotografia) que garante, de acordo com a TuSimple, 97% de eficácia.

TuSimple quer mostrar fiabilidade já testada

«Queremos mostrar a todos que temos milhões e milhões de milhas percorridas sem qualquer incidentes», comentou Xiaodi Hou, elogiando o estado de Arizona: «O Arizona tem uma grande abertura em relação ao tema da condução autónoma», adicionou, em declarações ao jornal local. O CTO da empresa chinesa esclareceu ainda que o grande foco reside no desenvolvimento de tecnologia que possa ser aplicada ao mercado do transporte de carga, sendo que o transporte de passageiros não é a prioridade.

Veja, abaixo, um dos vídeos promocionais da ‘startup’ TuSimple, onde são apresentados dados como a redução de acidentes em cerca de 75% graças à condução autónoma:

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com