
Uber deixa cair Uber Freight e concentra-se nos veículos autónomos de passageiros
Terrestre1 Agosto, 2018Comentários fechados em Uber deixa cair Uber Freight e concentra-se nos veículos autónomos de passageiros687O desenvolvimento de camiões autónomos por parte da Uber parou – a companhia decidiu anular a aposta da Uber Freight e concentrar-se apenas nos automóveis de passageiros. A informação foi desvendada por Eric Meyhofer, chefe do departamento Uber Advanced Technologies Group.
Uber aposta «exclusivamente» nos automóveis de passageiros
«Decidimos parar o desenvolvimento no nosso programa de camiões autónomos e seguir adiante exclusivamente com a aposta nos carros», adiantou Meyhofer. «Demos, recentemente, o importante passo de retornar às vias públicas em Pittsburgh e, à medida que procuramos dar continuidade a esse impulso, acreditamos que ter toda a energia e experiência da nossa equipa focada nesse esforço é o melhor caminho a seguir», justificou.
A Uber decidiu, assim, alocar as suas equipas de engenharia, anteriormente envolvidas no projecto dos camiões autónomos, para o desenvolvimento de automóveis de passageiros – especula-se, na imprensa internacional, que tal medida foi forçada pelo interesse conjunto dos investidores, que pretende ver reforçada a aposta no transporte de passageiros em detrimento das cargas.
Perder a corrida aos autónomos de passageiros on–demand é, para a Uber, inconcebível
Isto porque a corrida ao transporte autónomo de passageiros está ao rubro e a competição é feroz (e milionária): empresas como a Tesla, Waymo (integra o universo Google), Lyft, Daimler, Ford ou Cruise, estão a reforçar os esforços para aperfeiçoar os seus modelos de automóveis autónomos on-demand e a Uber não se poderá dar ao luxo de perder essa corrida, algo que, a acontecer, colocaria todo o seu negócio em risco.
O princípio do fim da Uber Freight?
Aparentemente, isto significa o princípio do fim da Uber Freight – a aposta no segmento dos passageiros parece mais apelativa em termos financeiros e o retorno será mais seguro, concordam os investidores. A complexa orgânica da Logística e a corretagem dos fretes sempre foi um grande entrave à adesão dos investidores, e, agora, esse entrave parece ter levado a melhor, conduzindo a Uber a concentrar-se no seu core business.
Recorde-se que a Uber Freight, divisão destinada ao transporte de cargas, foi edificada com base na transposição do aplicativo utilizado para o segmento dos passageiros, recorrendo a profissionais da indústria que entendem o negócio de corretagem de mercadorias. A tecnologia autónoma, havia explicado a Uber, prometia fornecer margens muito mais amplas por jornada de transporte.