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UE co-financia projecto ‘Hull to Hull’ para desenvolvimento da navegação autónoma

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A União Europeia está apostada em investir num projecto de investigação que visará a criação de condições para a navegação autónoma de embarcações – a iniciativa encontra-se já na fase de Definição de Conceitos e passará para o Pacote de Trabalho de Adaptação Tecnológica e Integrações (WP03) neste Verão, revelou a empresa Kongsberg Seatex, subsidiária da Kongsberg Maritime e coordenadora do projecto.



Projecto ‘Hull to Hull’ reúne financiamento da UE e know-how da Kongsberg

O projecto ‘Hull to Hull’ (H2H) teve o seu pontapé de saída em Novembro de 2017, com o propósito de desenvolver  soluções técnicas para uma navegação mais segura, nomeadamente em situações de proximidades com outros navios e objectos estacionários ou em movimento. As soluções tecnológicas desenvolvidas irão melhorar a segurança em águas ocupadas e durante manobras próximas, ajudando os navegantes a tomar as decisões corretas de navegação.

Tais soluções seriam desenvolvidas usando o Sistema Global Europeu de Navegação por Satélite  (EGNSS), EGNOS e Galileo, deu hoje conta a Kongsberg. Os parceiros do projecto europeu incluem a SINTEF Ocean, a SINTEF Digital, a KU Leuven e a Mampaey Offshore Industries. O H2H tem como objectivo, frisou a empresa, criar um sistema que permita delimitações e definição das zonas de proximidade com elevada precisão, tanto para os próprios navios como para os objectos ao redor.

H2H com o foco em soluções de mapeamento para efectiva navegação autónoma

O H2H concentra-se no fornecimento de soluções para medir a localização e a orientação de uma embarcação e criar um gémeo digital 3D representando o casco da embarcação, que está vinculado a um sistema de coordenadas. Esses dados podem ser usados ​​como uma entrada para um controlador de autonomia. O H2H também suportará navegação manual, fornecendo informações confiáveis ​​para o capitão ou navegador tomar decisões mais bem informadas.

O H2H está dividido em nove áreas de trabalho, dos quais quatro serão liderados pela Kongsberg Seatex: o sistema piloto será desenvolvido no WP03, onde o objectivo principal é definir sensores precisos e sistemas de comunicação e desenvolver uma solução integrada. A solução será implementada usando protocolos e modelos 3D.

O projecto também pesquisará necessidades específicas relacionadas a auto-amarração e vias navegáveis ​​interiores, realizará testes laboratoriais de vários sensores e tecnologias e desenvolverá cenários de testes para demonstrações programadas para 2019 e 2020 no Trondheimsfjorden da Noruega, no porto de Roterdão e vias fluviais na Bélgica.



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