Um em cada quatro internautas portugueses visitam mensalmente sites de Transportes

Marítimo, Terrestre Comentários fechados em Um em cada quatro internautas portugueses visitam mensalmente sites de Transportes 310
Tempo de Leitura: 2 minutos

Mensalmente cerca de 1 em cada 4 internautas portugueses navega em páginas de Internet do sector dos Transportes. Em média por mês são registadas 11 visitas por internauta a sites deste sector, verificando-se ainda que, em média, são despendidos 68 segundos a cada visita. Estas são conclusões do estudo ‘Comportamento da População Portuguesa na Internet’, desenvolvido pela PSE.

Destaque para a marca CP (Comboios de Portugal) por ser a mais atractiva, ou seja, esta é a marca mais visitada pelos internautas portugueses. Rede Expressos apresenta-se como a segunda marca mais atractiva deste sector. Por outro lado, constata-se que é nas marcas Blablacar e Transtejo & Soflusa que se regista o maior número médio mensal de visitas por internauta. No que respeita a tempo médio de navegação, destaque para a marca Transportes Sul do Tejo por ser a marca com maior duração média por visita.

Neste estudo a PSE identificou 15 diferentes perfis de internautas – The Browser é o perfil com maior presença na Internet em Portugal, representando 25% dos internautas portugueses, estes internautas caracterizam-se pela sua navegação genérica e indiferenciada. Seguem-se os ‘Struggling Generation’, internautas jovens de classe média-baixa e com profissões menos qualificadas. O terceiro perfil mais presente na Internet em Portugal é o ‘Bon Vivant’, estes são internautas que utilizam a Internet numa óptica de diversão e lazer.

Por outro lado, importa referir o perfil Power User, este perfil embora represente apenas 5% dos internautas portugueses é responsável por 22% do total de visitas realizadas mensalmente na Internet, são por isso considerados os internautas que estão sempre online.

Conclusões gerais

Segundo o estudo, os internautas portugueses são, na sua maioria, homens entre os 25 e os 36 anos, têm formação superior, trabalham em profissões associados à gestão ou trabalho administrativo, pertencem à classe social C2 ou D e vivem em zonas urbanas.

Media é o sector de actividade que os portugueses visitam mais na Internet (média de 117 visitas mensais por internauta), seguindo-se os Classificados (80 visitas por mês), Retalho (44), Banca (26) e Turismo (23). No que concerne ao tempo de navegação verifica-se que é nos Classificados que, em média, os internautas passam mais tempo (98 segundos por visita), seguindo-se o Retalho (93 segundos), Automóvel (91 segundos), Turismo (88 segundos) e Telecomunicações (82 segundos).

Cerca de 26% dos internautas portugueses demonstram preferência por pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respectivos preços, seguem-se as pesquisas sobre temas relacionados com viagens, turismo e outras actividades de lazer (25%) e pesquisas sobre IT, incluindo reviews e comparações de produtos (22%).

Metodologia do estudo

O estudo baseia-se num painel user-centric representativo da população internauta portuguesa, constituído por 1.757 indivíduos, cujas actividades online foram rastreadas continuamente ao longo de um ano (2018), independentemente do dispositivo utilizado.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com