empresas

Um em cada quatro internautas portugueses visitam mensalmente sites de Transportes

Marítimo, Terrestre Comentários fechados em Um em cada quatro internautas portugueses visitam mensalmente sites de Transportes 384
Tempo de Leitura: 2 minutos

Mensalmente cerca de 1 em cada 4 internautas portugueses navega em páginas de Internet do sector dos Transportes. Em média por mês são registadas 11 visitas por internauta a sites deste sector, verificando-se ainda que, em média, são despendidos 68 segundos a cada visita. Estas são conclusões do estudo ‘Comportamento da População Portuguesa na Internet’, desenvolvido pela PSE.

Destaque para a marca CP (Comboios de Portugal) por ser a mais atractiva, ou seja, esta é a marca mais visitada pelos internautas portugueses. Rede Expressos apresenta-se como a segunda marca mais atractiva deste sector. Por outro lado, constata-se que é nas marcas Blablacar e Transtejo & Soflusa que se regista o maior número médio mensal de visitas por internauta. No que respeita a tempo médio de navegação, destaque para a marca Transportes Sul do Tejo por ser a marca com maior duração média por visita.

Neste estudo a PSE identificou 15 diferentes perfis de internautas – The Browser é o perfil com maior presença na Internet em Portugal, representando 25% dos internautas portugueses, estes internautas caracterizam-se pela sua navegação genérica e indiferenciada. Seguem-se os ‘Struggling Generation’, internautas jovens de classe média-baixa e com profissões menos qualificadas. O terceiro perfil mais presente na Internet em Portugal é o ‘Bon Vivant’, estes são internautas que utilizam a Internet numa óptica de diversão e lazer.

Por outro lado, importa referir o perfil Power User, este perfil embora represente apenas 5% dos internautas portugueses é responsável por 22% do total de visitas realizadas mensalmente na Internet, são por isso considerados os internautas que estão sempre online.

Conclusões gerais

Segundo o estudo, os internautas portugueses são, na sua maioria, homens entre os 25 e os 36 anos, têm formação superior, trabalham em profissões associados à gestão ou trabalho administrativo, pertencem à classe social C2 ou D e vivem em zonas urbanas.

Media é o sector de actividade que os portugueses visitam mais na Internet (média de 117 visitas mensais por internauta), seguindo-se os Classificados (80 visitas por mês), Retalho (44), Banca (26) e Turismo (23). No que concerne ao tempo de navegação verifica-se que é nos Classificados que, em média, os internautas passam mais tempo (98 segundos por visita), seguindo-se o Retalho (93 segundos), Automóvel (91 segundos), Turismo (88 segundos) e Telecomunicações (82 segundos).

Cerca de 26% dos internautas portugueses demonstram preferência por pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respectivos preços, seguem-se as pesquisas sobre temas relacionados com viagens, turismo e outras actividades de lazer (25%) e pesquisas sobre IT, incluindo reviews e comparações de produtos (22%).

Metodologia do estudo

O estudo baseia-se num painel user-centric representativo da população internauta portuguesa, constituído por 1.757 indivíduos, cujas actividades online foram rastreadas continuamente ao longo de um ano (2018), independentemente do dispositivo utilizado.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com