navios porto

UNCTAD alerta: Portos devem estar preparados para alterações climáticas

Marítimo Comentários fechados em UNCTAD alerta: Portos devem estar preparados para alterações climáticas 475
Tempo de Leitura: 1 minutos

O alerta é da UNCTAD – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento: os portos à escala global devem ser preparados para os inúmeros e gigantes desafios que serão colocados pelas alterações climáticas.

No mais recente encontro global para o clima do COP24, realizado na cidade polaca de Katowice, Regina Asariotis, Chefe de Políticas e Legislação da UNCTAD vincou que o comércio global está em risco se os portos não se tornarem «à prova das alterações climáticas». «As áreas mais atingidas, as zonas costeiras, trarão efeitos para todos nós, já que a maior parte do comércio mundial é feita por navio», recordou, acrescentando que os portos de todo o mundo estão muito expostos ao impacto potencial das alterações climáticas.

«Mudanças no nível da água do mar, na temperatura, na humidade, na precipitação ou tempestades extremas, inundações e outros factores climáticos provavelmente  vão afectar os portos marítimos, bem como toda rede de infraestrutura de transporte conectada global. Entender os impactos e desenvolver medidas de adaptação eficazes é fundamental», alertou a responsável do organismo das Nações Unidas.

Recorde-se que o 9.º “Sustainable Development Goal” das Nações Unidas já apela a comunidade global para a necessidade de construção de infraestruturas resilientes.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com