Porto de Valência

Porto de Valência recupera vice-liderança ibérica com grande performance nos contentores

Marítimo Comentários fechados em Porto de Valência recupera vice-liderança ibérica com grande performance nos contentores 973
Tempo de Leitura: 2 minutos

Está acesa a luta pelo segundo lugar na lista de portos ibéricos com mais carga movimentada. O lugar vinha sendo ocupado há algum tempo pelo Porto de Valência mas 2018 começou com uma grande novidade: em Janeiro, Barcelona chegou à vice-liderança. Contudo, no mês de Fevereiro o Porto de Valência recuperou e voltou a passar para a frente do porto catalão. Só o Porto de Algeciras movimenta mais na Península Ibérica.



O crescimento exponencial que vem registando o Porto de Barcelona tem sido por várias vezes noticiado pela Revista Cargo. Em 2017, o porto catalão foi mesmo o que mais cresceu entre os maiores portos europeus, numa lista onde o Porto de Sines também tem aparecido com boas prestações.

À excelente evolução de Barcelona nos últimos tempos, juntou-se uma modesta performance recente de Valência. Não foi por isso de estranhar que, em Janeiro de 2018, o Porto de Barcelona tenha saltado para o segundo lugar entre os portos ibéricos com mais carga movimentada – com destaque para os resultados que o porto da “Cidade Condal” vem conseguindo nos contentores.

Fevereiro marcado pela recuperação de Valência… mas o ano mal começou

portos espanhóisContudo, o Porto de Barcelona durou pouco tempo na vice-liderança. Isto porque o mês de Fevereiro trouxe uma recuperação na movimentação do Porto de Valência, com os contentores em grande destaque – Fevereiro foi mesmo o mês com mais contentores movimentados em Valência (382.567 TEU, +21,98% do que no mesmo mês de 2017).

Assim, nos dois primeiros meses de 2018 o Porto de Barcelona movimentou 10,7 milhões de toneladas, com destaque para os contentores – com 514.499 TEU manuseados. Entretanto, a Autoridade Portuária de Valência divulgou os seus resultados até Fevereiro, que mostram uma movimentação de 11,2 milhões de toneladas e de 772.575 TEU.

Apesar de Valência ter recuperado o segundo lugar em Fevereiro, é importante referir que Barcelona continua a crescer a um ritmo alucinante. Nos dois primeiros meses do ano, o porto catalão cresceu 23% em tonelagem e 21% em TEUs – um crescimento que, recorde-se, já acontece sobre os excelentes resultados obtidos em 2017. É caso para dizer que Valência tem o segundo lugar seriamente ameaçado.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com