Dia do Porto de Viana

Viana do Castelo equaciona instalação de um porto seco e acessos ferroviários ao porto

Logística, Marítimo Comentários fechados em Viana do Castelo equaciona instalação de um porto seco e acessos ferroviários ao porto 920
Tempo de Leitura: 2 minutos

Nesta Sexta-feira, dia 21 de Maio, uma novidade veio ao de cimo durante a reunião da Comunidade Portuária de Viana do Castelo – Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, que marcou presença na sessão, revelou que o município equaciona, actualmente, a instalação de um porto seco e inerentes acessos ferroviários ao porto comercial da região.

A reunião, relatou a Câmara Municipal, serviu para debater e analisar os «desafios do porto de mar e quais as expectativas» para aquela infra-estrutura portuária. No decorrer da sessão, José Maria Costa apresentou a progressão levada a cabo por Viana do Castelo e pelo Alto Minho em termos económicos e apresentou a Agenda o Mar, que está a ser preparada pela edilidade.

porto de viana do castelo cargueiro 2Na visão do autarca, o Porto de Viana do Castelo deve desempenhar um papel de proximidade e serviço à região e ao concelho, aproveitando o balanço actual, plasmado no aumento da capacidade exportadora das empresas instaladas em Viana do Castelo e no Alto Minho – neste contexto, vincou José Maria Costa, torna-se «fundamental perspectivar o futuro do porto comercial», pode ler-se em comunicado municipal.

«Viana do Castelo, no âmbito da sua Agenda do Mar, vai propor que seja feito um estudo de viabilidade para a construção de um porto seco (plataforma logística intermodal) e também os acessos ferroviários ao porto comercial, em estreita articulação entre ambos os investimento», adiantou José Maria Costa, durante a reunião da Comunidade Portuária da região.

Estes projectos, assentes na constatação da capacidade de atracção de novos investimentos e na capacidade exportadora das empresas, «foram bem acolhidos pela Comunidade Portuária», detalhou a Câmara Municipal. Neste sentido, ambos serão integrados nas propostas da Agenda do Mar 20-30, sendo que o autarca referiu ainda a aposta na descarbonização do porto comercial através da produção de hidrogénio verde.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com