Viana do Castelo terá Centro Tecnológico Marítimo já no arranque de 2019

Marítimo Comentários fechados em Viana do Castelo terá Centro Tecnológico Marítimo já no arranque de 2019 454
Tempo de Leitura: 3 minutos

Foi pela voz do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo que a revelação surgiu: no arranque de 2019, será criado um Centro Tecnológico Marítimo na Praia Norte, adiantou José Maria Costa, durante um a realização de um workshop subjugado ao tema da Economia Azul, ocorrido em Viana do Castelo.

José Maria Costa desvendou que Viana do Castelo está à beira de albergar um Centro Tecnológico Marítimo, com o objectivo de criar um espaço destinado à inovação, ao conhecimento e desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à gestão portuária, monitorização de zonas costeiras, pesquisa e desenvolvimento de equipamentos de pesca mais inteligentes e eficientes, biodegradáveis e sustentáveis em termos ambientais.

Viana do Castelo em afirmação atlântica

Para o autarca, a região é, cada vez mais, uma referência marítima nacional, e, por conseguinte, tenderá a tornar-se ainda mais importante nos próximos anos: não só pelo progresso ímpar do seu novo conceito de marinas inteligentes (dedicando a Marina Atlântica da cidade para acolher embarcações e desenvolver a construção e reparação de embarcações de recreio modernas, com materiais mais sustentáveis) mas também pela «centralidade de Viana do Castelo enquanto cidade atlântica».

José Maria Costa afirmou a intenção de reforçar esse potencial atlântico e deu a receita para incrementar ainda mais esse potencial: será fomentando o papel portuário, através de novas acessibilidades, aposta na vertente tecnológica e na associação do porto à tendência crescente das energias renováveis – este último quesito realizado através da instalação de tecnologia de equipamento GPL para navios mais amigos do ambiente.

Cidade agarra oportunidade governamental para afirmar o Porto de Viana do Castelo como «um verdadeiro porto do século XXI»

«Viana do Castelo vai aderir ao programa que o Governo lançou para afirmar o porto da cidade como um porto tecnológico, um verdadeiro porto do século XXI, sempre ao lado da inovação e do conhecimento», afirmou José Maria Costa, adiantando que o investimento (a candidatar à Rede de Port Tech Cluster) atingirá os 300 mil euros. «O centro vai ser criado em ambiente portuário, estando ligado às empresas do sector», declarou.

Ao abraçar o progresso tecnológico, o Porto de Viana do Castelo fomenta, simultaneamente, o desenvolvimento do cluster da construção naval de de recreio e navios para a Marinha e Marinha Mercante, acabando por favorecer a inovação tecnológica e a assimilação de novos sistemas e componentes na construção naval preparados para a vaga da sustentabilidade ambiental que começa a dominar o sector marítimo-portuário.

A decisão de radicar o workshop sobre Economia Azul em Portugal mostra, por parte da Comissão Europeia e do Executivo nacional,que Viana do Castelo se assume como uma referência enquanto cidade náutica atlântica, explicou ainda o autarca. O evento foi pela Comissão Europeia, através da Direcção Geral de Assuntos Marítimos e Pescas, pelo Ministério do Mar de Portugal, através da Direcção Geral de Política do Mar, e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

 

Foto: CM de Viana do Castelo

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com