
Víctor González (GLS Portugal): «A pandemia veio acelerar a uma maior adesão ao e-commerce»
Empresas, Logística 30 Novembro, 2020 Comentários fechados em Víctor González (GLS Portugal): «A pandemia veio acelerar a uma maior adesão ao e-commerce» 282Cerca de 42% dos portugueses vai aproveitar as oportunidades da Black Friday e Cyber Monday: esta é a conclusão de um estudo levado a cabo pela GLS Portugal. Com Novembro na recta final, as datas marcantes do online shopping global sucedem-se e, em Portugal, a tendência continua a crescer, tendo a pandemia acelerado ainda mais essa realidade, denotou Víctor González, director-geral da GLS Portugal.
Víctor González salientou «momento de forte dinâmica de compras»
«Este é, sem dúvida, um momento de forte dinâmica de compras com evidente impacto na procura de transporte e distribuição de mercadorias. São oportunidades muito apetecíveis e às quais os portugueses, em geral, estão muito receptivos como o demonstra o estudo de comportamento que realizámos. A pandemia veio acelerar a uma maior adesão ao e-commerce e é natural que mais portugueses optem por fazer compras online neste período», analisou Victor González, ao debruçar-se sobre os resultados do estudo levado a cabo pela GLS Portugal.
Novembro tornou-se num dos meses mais activos em termos de comércio online e offline impulsionado pelos dois maiores eventos de compras global, a Black Friday e Cyber Monday, perspectivando-se, este ano, um aumento de compras online em relação aos anos anteriores devido ao Covid-19, com forte impacto na procura de empresas de transporte e distribuição de mercadorias. Neste contexto, o estudo da GLS revela que 42% dos inquiridos vai aproveitar as promoções do Black Friday e da Cyber Monday para fazer as suas compras. E, quase metade dos que não têm por hábito realizar as suas compras nestas datas, revelou abertura em fazê-lo, dependendo das promoções das marcas.
Estudo da GLS Portugal analisou comportamento dos consumidores
Apesar de continuarem a efectuar as suas compras de Black Friday e Cyber Monday quer em lojas físicas, quer online – cerca de 58% opta por um mix – , 25% dos inquiridos considera fazer as suas compras online este ano devido ao Covid-19. Mais de metade (58%) pretende gastar entre 50€ e 200€, 21% entre 201€ e 500€, 14% menos de 50 euros e 7% acima dos 500 euros, sendo que a maioria afirmou que pretende gastar um valor idêntico ao do ano passado, com 1 em quatro a revelar gastar um valor inferior. Quando inquiridos sobre se costumam dar preferência a marcas e sites nacionais ou optam por fazer as suas compras em sites internacionais, 22% compra apenas em sites nacionais mas a maioria (78%) utiliza ambos sites nacionais como internacionais, com 68% a afirmar aproveitar estas promoções para fazer algumas compras Natal.
Quando questionados sobre como classificam a sua experiência com as empresas de transporte a maioria (63%) avaliam as transportadoras que fazem as entregas das suas encomendas de uma forma muito positiva, com uma pontuação de 8 em 10. Sobre as empresas que materializam o e-commerce, ou seja, que levam as encomendas das lojas à casa das pessoas, a experiência dos inquiridos deixa a GLS em segundo lugar.
Investimento de 150 milhões na rede europeia
«Para dar resposta a este aumento expectável da procura temos vindo a reforçar as nossas capacidades e equipas. Além disso, implementamos medidas como preços especiais para encomendas até 3 quilos e soluções como FlexDeliveryService para proporcionar aos consumidores diferentes opções de recepção das suas encomendas, além de um investimento na rede europeia que ascendeu a 150 milhões de euros», acrescentou ainda o responsável da GLS Portugal, citado por um comunicado da empresa, ao qual tivemos acesso.
Foto: Víctor González Twitter