Porto de Kiel 5G Vodafone

Vodafone vai fornecer tecnologia 5G para ferries e logística portuária do Porto de Kiel

Marítimo Comentários fechados em Vodafone vai fornecer tecnologia 5G para ferries e logística portuária do Porto de Kiel 305
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Vodafone vai fornecer infra-estrutura 5G e conectividade para um novo projecto de automação portuária a ser desenvolvido no Porto de Kiel. A empresa de telecomunicações irá estender a cobertura 5G da capital do estado alemão de Kiel, para a área do porto no fiorde até ao final de 2021.

O acordo para o fornecimento de tecnologia 5G foi anunciado após as entidades que integram o consórcio do projecto ‘Fjord 5G’ terem assinado um memorando com o intuito de implementar um sistema 5G para permitir que os ferries cruzem de forma «parcialmente autónoma» e «mais tarde, de forma totalmente autónoma» os bancos do fiorde. O projecto considerará ainda a utilização directa da tecnologia 5G nas áreas da Logística portuária.

Integram o projecto ‘Fjord 5G’ a capital do estado de Kiel, o Porto de Kiel, a unidade de pesquisa alemã da empresa de engenharia austríaca AVL e a fornecedora alemã de sistemas de navegação Raytheon Anschütz, subsidiária da fabricante aeroespacial norte-americana Raytheon Technologies. Envolvidas no projecto estão também as empresas locais HH-VISION e ADDIX Internet System, juntamente com o Kiel Science Centre e a Christian-Albrecht-University of Kiel. O acordo não poderia ser materializado, claro, sem a assinatura do CEO da Vodafone Germany, Hannes Ametsreiter.

O anúncio dá a entender que a configuração 5G será executada a partir da rede 5G pública da Vodafone na Alemanha. «A Vodafone Alemanha fornecerá 5G à parte do Fiorde de Kiel pertencente ao centro da cidade até o final de 2021, e irá estender a abrangência sucessivamente no decorrer do projecto, conforme necessário», pode ler-se no comunicado, que frisa ainda que a «digitalização na Alemanha tem de ser estimulada fortemente. Além da infra-estrutura técnica necessária, aplicativos inovadores para o benefício dos utilizadores devem também estimular a digitalização».

Porto de Kiel (Image: Wikimedia / Klaas Ole Kürtz)

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com