Camião 100% eléctrico Volvo FL Electric chegará ao mercado no próximo ano

Veículos Comentários fechados em Camião 100% eléctrico Volvo FL Electric chegará ao mercado no próximo ano 505
Tempo de Leitura: 4 minutos

Em comunicado, a Volvo Trucks anunciou para 2019 o início da produção em série e comercialização do seu camião 100% eléctrico na Europa. O Volvo FL Electric – focado na distribuição urbana e na recolha de resíduos – concede à Volvo Trucks um papel de vanguarda também em matéria de veículos eléctricos, refere a fabricante em comunicado.



«Temos imenso orgulho em apresentar o primeiro de uma série de camiões Volvo totalmente eléctricos, prontos para tráfego regular. Com este modelo, estamos a possibilitar que as cidades que visam o desenvolvimento urbano sustentável beneficiem das vantagens do transporte dos camiões eléctricos», refere Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks.

No comunicado, a Volvo Trucks destaca as vantagens que o FL Electric trará para as cidades, nomeadamente a melhor qualidade de ar ou o menor ruído, sendo um veículo sem emissões e que pode ser utilizado em espaços fechados e em zonas urbanas verdes. Por outro lado, o ruído quase nulo permitirá maior operação durante a noite, descongestionando as vias urbanas.

Volvo Trucks identifica interesse crescente pela mobilidade eléctrica

A Volvo Trucks salienta ainda, no seu comunicado, que há cada vez maior interesse em veículos eléctricos e que os seus clientes – e potenciais clientes de camiões eléctricos – têm feito muitas questões sobre as oportunidades desta nova tecnologia e os impactos nas suas operações.

«Para tornar a transição segura e tranquila, vamos oferecer soluções holísticas com base nas necessidades individuais de cada cliente em relação a ciclos de condução, capacidade de carga, tempo de actividade, alcance e outros parâmetros. Essa solução pode abranger tudo, desde a análise de rotas e optimização de bateria até serviços e financiamento. A Volvo Trucks trabalha em estreita colaboração com vários fornecedores de equipamentos de carregamento. O objectivo, como sempre, é oferecer aos clientes alta disponibilidade e produtividade», afirma Jonas Odermalm, chefe de estratégia de produto Volvo FL e Volvo FE na Volvo Trucks.

Experiência da Volvo em veículos eléctricos

A Volvo Trucks lembra também a larga experiência do Grupo Volvo em matéria de veículos eléctricos, dando como exemplo a sua ‘irmã’ Volvo Buses que já vendeu mais de 4.000 autocarros eléctricos desde 2010.

A tecnologia que será utilizada para a propulsão e armazenamento de energia do Volvo FL Electric foi testada de forma exaustiva, de forma a que a fabricante possa entregar aos seus clientes uma solução verdadeiramente fiável.

«Pela experiência, sabemos o quão importante é que as cidades, os fornecedores de energia e os fabricantes de veículos cooperem para que a electrificação em grande escala se torne uma realidade. Com incentivos atraentes, padrões acordados e uma estratégia de longo prazo para planeamento urbano e expansão da infraestrutura de carregamento, o processo pode ser muito mais rápido», explica Jonas Odermalm.

 

Visão holística da electrificação do sector dos transportes

A Volvo Trucks defende também uma visão holística da electrificação do sector dos transportes, acreditando que só dessa forma se poderão ultrapassar os desafios correntes da mobilidade eléctrica.

“Por exemplo, para garantir que as matérias-primas para as baterias sejam extraídas de forma responsável, o Grupo Volvo trabalha com a rede Drive Sustainably, que possui uma função especial que monitoriza esse problema. O Grupo Volvo também está envolvido em vários projectos em que baterias de veículos eléctricos pesados ganham uma segunda vida, reutilizadas para armazenamento de energia. Todas as perguntas sobre o manuseio de baterias ainda não foram solucionadas, mas estamos trabalhando activamente tanto dentro do grupo quanto junto de outros actores para impulsionar o desenvolvimento e criar as soluções necessárias ”, refere Jonas Odermalm.

Os primeiros camiões Volvo FL Electric estão já a começar a fazer operações regulares nas mãos de clientes da Volvo Trucks em Gotemburgo (Suécia), a casa da fabricante. O feedback desses parceiros será ainda essencial para uma série de melhoramentos que a fabricante poderá fazer até ao início de produção em série e de comercialização.

Características do Volvo FL Electric

O Volvo FL Electric é um camião 100% eléctrico pensado para a distribuição urbana e para a recolha de resíduos, assim como outras operações em meio urbano. O motor tem 185 kW electric, com uma autonomia para mais de 300 quilómetro

Os dois primeiros Volvo FL Electric estão a ser utilizados pelas empresas Renova e TGM, em Estocolmo, na Suécia.



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com