Volvo Trucks anuncia «investimento virado para o futuro» com nova geração de camiões

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Volvo Trucks anuncia «investimento virado para o futuro» com nova geração de camiões 385
Tempo de Leitura: 7 minutos

O sector do transporte rodoviário que se prepare: a Volvo Trucks anunciou o lançamento, a todo o gás, de quatro novos camiões no mercado, «fortemente focados no ambiente do motorista, na segurança e na produtividade». Ao que a Revista Cargo conseguiu apurar, a nova geração de camiões da Volvo Trucks estará disponível no mercado português após o Verão.

«Estamos muito orgulhosos deste grande investimento virado para o futuro», introduziu Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. O objectivo? Simples: «Ser o melhor parceiro de negócios dos nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e ajudando-os a atrair os melhores motoristas num mercado cada vez mais difícil», vincou o timoneiro da marca durante a revelação do lançamento da nova geração. A imagem pretende ser épica e marcar o tom da entrada triunfal da marca numa nova vaga de desenvolvimento: Alm no topo de uma torre composta pelos quatro novos camiões.

Volvo Trucks auxiliará no combate à escassez de motoristas

Num contexto de escassez de motoristas (um tema premente que tem vindo a ser cada vez mais debatido na União Europeia), a Volvo Trucks está preparada para dar o seu contributo: para ajudar os clientes a recrutar e reter os melhores motoristas, a Volvo Trucks afiança que se tem concentrado fortemente no desenvolvimento de novos camiões para os tornar mais seguros, eficientes e atractivos para motoristas qualificados. Uma forma de combater o fenómeno: as estimativas apontam para que 20% de todos os postos de trabalho de motoristas estejam vagos.

«Os motoristas que conduzem um camião de forma segura e eficiente são um activo inestimável para qualquer empresa de transportes. Um comportamento de condução responsável pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 e os custos de combustível, bem como a reduzir o risco de acidentes, lesões e paragens não programadas. Os nossos novos camiões ajudarão os motoristas a trabalhar de forma ainda mais segura e produtiva e darão aos nossos clientes argumentos mais fortes ao competir para atrair os melhores motoristas», comentou Roger Alm.

Os modelos de camiões da gama Volvo Trucks estão disponíveis com muitos modelos de cabinas diferentes e podem ser optimizados para uma vasta gama de aplicações. Nos camiões de longo curso, a cabina é muitas vezes a segunda casa do motorista. Em camiões de transporte regional, a cabina serve normalmente como escritório móvel, enquanto no sector da construção os camiões são ferramentas de trabalho robustas e práticas.

Assim, «visibilidade, conforto, ergonomia, nível de ruído, capacidade de manobra e segurança foram fundamentais ao desenvolver todos os novos modelos de camião», releva a marca, que denota ainda melhorias no exterior do camião, «para reflectir as propriedades dos novos camiões e criar um design global atractivo». Os quatro camiões pesados, Volvo FH, FH16, FM e FMX, representam cerca de dois terços das entregas da Volvo Trucks.

Nova cabina: mais espaço e visibilidade melhorada nos Volvo FM e FMX

Os novos Volvo FM e Volvo FMX têm uma cabina totalmente nova, bem como muitas das mesmas funções do display de instrumentos dos seus homólogos Volvo maiores. O volume interior foi aumentado até um metro cúbico, proporcionando maior conforto e mais espaço de trabalho. A visibilidade é agora ainda melhor devido a janelas maiores, uma linha de porta rebaixada e novos espelhos.

O volante está equipado com uma função de ajuste da coluna de direcção que permite um maior ajustamento individual da posição de condução. A cama inferior da cabina longa está posicionada mais acima do que anteriormente, proporcionando maior conforto e criando espaço para arrumos adicional por baixo. A cabina curta tem um novo compartimento para arrumos de 40 litros com iluminação interior na parede traseira. O conforto da cabina é ainda melhorado através de um isolamento reforçado que ajuda a afastar o frio, calor e ruído, enquanto uma unidade climática controlada por sensores com um filtro de carbono promove uma boa qualidade do ar em todas as condições.

Todos os modelos equipados com uma nova interface de motorista

A área do motorista tem agora uma interface completamente nova para informações e comunicações, com o objectivo de facilitar a visualização e gestão de diferentes funções, criando menos stress e distracção. O display de instrumentos é totalmente digital, com um ecrã de 12 polegadas que facilita ao motorista a escolha das informações necessárias em qualquer altura. Ao alcance fácil do motorista, existe um display lateral suplementar de 9 polegadas disponível para Info-entretenimento, navegação, informações de transporte e monitorização das câmaras. As funções podem ser controladas através de botões no volante, controlo por voz ou através do ecrã táctil e do painel de controlo do display.

Sistemas de segurança melhorados para ajudar a evitar acidentes

Como afiança a marca, a segurança foi ainda melhorada com funções como máximos adaptativos no Volvo FH e Volvo FH16. O sistema aumenta a segurança para todos os utentes da estrada ao desactivar automaticamente segmentos selecionados dos máximos LED quando o camião se aproxima do tráfego em sentido contrário ou de outro veículo por trás.

A condução também é facilitada por um Cruise Control Adaptativo melhorado para velocidades até 0 km/h e cruise control em descida que activa automaticamente os travões das rodas quando é necessária força de travagem adicional para manter uma velocidade constante em descida.

O sistema de travagem controlado electronicamente, um pré-requisito para funcionalidades de segurança como o Aviso de Colisão com Travagem de Emergência e o Controlo Electrónico da Estabilidade, é agora equipado de série no novo camião.

A Direcção Dinâmica Volvo, com os sistemas de segurança Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência à Estabilidade, também está disponível como opção. Um sistema de reconhecimento de sinalização rodoviária detecta sinais de trânsito, como restrições de ultrapassagem, tipo de estrada e limites de velocidade, apresentando-os no display de instrumentos.

Motores eficientes e linhas motrizes alternativas

O ambiente e a economia são factores importantes para as empresas de transportes. Como não existirá uma fonte de energia única que resolva todos os problemas relacionados com alterações climáticas, e uma vez que diferentes segmentos e serviços de transporte exigirão uma variedade de soluções, continuarão a coexistir vários tipos de linhas motrizes num futuro previsível.

O Volvo FH e o Volvo FM estão também disponíveis com motor GNL movido a gás Euro 6, que proporciona eficiência de combustível e desempenho ao nível dos camiões a diesel equivalentes da Volvo, mas com um impacto ambiental muito menor. O motor a gás pode funcionar com biogás, que reduz o CO2 até 100%, ou com gás natural, que reduz as emissões de CO2 até 20% quando comparado com camiões a diesel equivalentes da Volvo. Isso está relacionado com as emissões do veículo durante a utilização.

O novo Volvo FH também pode ser personalizado com um novo e eficiente motor diesel Euro 6, incluído no pack I-Save, que permite poupanças significativas de combustível e CO2. Em operações de longo curso, por exemplo, o novo Volvo FH com I-Save combina o novo motor D13TC com um pack de funcionalidades e pode conseguir poupanças até 7%.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com