Volvo Trucks vê «grande potencial» nos camiões eléctricos para transporte regional de cargas

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Volvo Trucks vê «grande potencial» nos camiões eléctricos para transporte regional de cargas 233
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Volvo Trucks está firme na convicção de que a electrificação poderá tornar-se uma alternativa competitiva para o segmento dos camiões pesados. Com esse objectivo em mente, a fabricante sueca, que recentemente começou a vender camiões eléctricos para transporte urbano, está a seleccionar clientes na Europa para participarem de um projecto-piloto com um número reduzido de veículos eléctricos.

Volvo Trucks empenhada em «explorar diferentes soluções para o futuro»

«Vemos um grande potencial, a longo prazo, nos camiões eléctricos pesados ​​para o transporte regional de mercadorias e também para o sector da construção», comentou Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. «O nosso objectivo é explorar e demonstrar diferentes soluções para o futuro, enquanto avaliamos o nível de interesse no mercado e na sociedade em geral», declarou Roger Alm.

Na perspectiva do responsável, para aumentar a procura por camiões eléctricos, «a infra-estrutura de carregamento deve expandir-se rapidamente, enquanto novos incentivos financeiros mais fortes devem ser criados para que as transportadoras actuem como pioneiras na escolha de novos veículos com menor impacto ambiental e climático», acrescentou, citado por uma missiva da Volvo Trucks, à qual acedemos.

A construtora considera que é possível reduzir o impacto climático global do sector de transporte através do uso de veículos eléctricos de grande tonelagem na distribuição regional, uma vez que a maior parte da distribuição de mercadorias feita por camião na União Europeia é de cariz regional.

Incentivos financeiros e compromisso dos carregadores

«Na Europa, um grande número de camiões é usado para o transporte regional de mercadorias, com uma quilometragem média anual de 80.000 quilómetros. Isso significa que um maior uso de veículos eléctricos para distribuição regional traria vantagens climáticas significativas, desde que a electricidade não seja de origem fóssil», explica Lars Martensson, director da divisão Meio Ambiente e Inovação da Volvo Trucks.

Para Martensson, a velocidade da electrificação dependerá de vários factores. «Por um lado, é necessária uma ampla expansão da infra-estrutura de carga e, por outro, é necessário garantir que as redes regionais de energia ofereçam capacidade de transferência suficiente a longo prazo», vincou.

Na sua opinião, são necessários incentivos financeiros para incentivar mais transportadoras a investir em veículos eléctricos; neste aspecto, os carregadores contribuam para esse objectivo, «oferecendo contratos mais longos e mais disposição para pagar por um transporte sustentável». «Muitas operadoras têm margens muito limitadas; portanto, cada novo investimento deve ser rentável», explica Martensson.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com