► Wärtsilä testa operação de navio por controlo remoto a 8 mil km de distância

Marítimo, Videos Comentários fechados em ► Wärtsilä testa operação de navio por controlo remoto a 8 mil km de distância 325
Tempo de Leitura: 1 minutos

Mais um grande passo para a evolução da tecnologia marítima, tendo em vista a implementação do conceito de ‘navio inteligente’: o fornecedor de equipamentos navais finlandês Wärtsilä revelou ter efectuado, no passado dia 21 de Agosto, o primeiro teste de operação de uma embarcação (de 80 metros) através de controlo remoto. O teste visou medir a viabilidade e funcionalidade da ligação (via satélite) entre a estação de serviço em San Diego (EUA) e o navio, situado na costa da Escócia (perto de Aberdeen, mais especificamente).

O teste, que para Iain Huntley-Playle (Director de Engenharia na Wärtsilä) foi o primeiro a ser levado a cabo nesta indústria, consistiu na condução do navio (da Gulfmark Offshore), através de manobras técnicas, quer a altas como a baixas velocidades, durante quatro horas. Para tal, foram usadas tecnologias como o Dynamic Positioning (DP System) e um ‘joystick’ de controlo. Entre a localização do navio e o centro de controlo, distavam mais de 8 mil quilómetros, recordou Iain Huntley-Playle à publicação ‘Port Technology’.

«Não há diferença de precisão», garante a finlandesa Wärtsilä

«É a primeira vez com testámos com tamanha distância», afirmou Huntley-Playle, mostrando-se satisfeito com o sucesso da operação. A finlandesa Wärtsilä, que desde 2016 desenvolve intensamente projectos tecnológicos que visam a evolução do conceito de ‘navios inteligentes’, encara este novo passo como um alargamento do horizonte da indústria naval – «não há diferença em termos de precisão», esclareceu Andreas Soderstjerna, chefe do departamento de Desenvolvimento, comparando a exactidão do comportamento a bordo do navio com a recriada na sala de controlo em San Diego.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com