bandeira portugal rio tejo mar

White List: Portugal sobe uma posição no ranking do Paris MoU; Reino Unido lidera

Marítimo Comentários fechados em White List: Portugal sobe uma posição no ranking do Paris MoU; Reino Unido lidera 456
Tempo de Leitura: 2 minutos

Boas notícias para Portugal, que voltou a escalar o ranking da White List (lista branca), organizado pelo Paris MoU on Port State Control, que avalia, num «espectro global», o desempenho qualitativo das bandeiras nacionais. Entre as 41 bandeiras classificadas na lista, o registo português surge agora na vigésima sexta posição (26ª), tendo assim subido um lugar face à colocação anterior. A trajectória lusa é de ascensão gradual.

De 2015 (ano em que ocupava o 34º lugar) adiante, a evolução da bandeira portuguesa tem sido gradual, consistente e positiva: se Portugal estava, no ano de 2017, na trigésima colocação desta Lista Branca, encontra-se actualmente quatro posições acima. A White, Grey and Black (WGB) List, renovada a anunciada no arranque deste mês de Julho, é liderada pelo Reino Unido, com a Noruega e as Bahamas a fecharem o pódio.

Portugal surge à frente da vizinha Espanha, que ocupa a 34ª colocação. A bandeira portuguesa regista, entre 2017 e 2019, 1098 inspecções feitas a navios, um número superior até ao líder Reino Unido, e bastante superior a nuestros hermanos, que registam apenas 149 inspecções. Este parâmetro é, contudo, apenas um dos componentes da avaliação levada a cabo pelo Paris MoU, com as detenções de navios a terem também papel importante.

Nota para o acréscimo de 130 inspecções feitas, no contexto da bandeira portuguesa, face ao anterior registo, ao passo que o número de detenções manteve-se praticamente inalterado. Na Lista Cinzenta encontram-se 16 bandeiras (nela figurando países como a Suíça, Marrocos, Polónia ou Tailândia) e na Lista Negra 13 (contendo países como a Serra Leoa, Belize, Tunísia ou as Ilhas Cook).

Recorde-se que, neste contexto, a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou a retoma, no passado dia 1 de Julho, das inspecções do Port State Control (inspecções a navios estrangeiros que demandam os portos nacionais). Desde Março passado – devido à disseminação da pandemia de COVID-19 – somente eram realizadas as inspecções muito urgentes, explicou a entidade.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com