‘XL Train’: novo mega-comboio já move carga entre Cazaquistão e Bielorrúsia

Terrestre Comentários fechados em ‘XL Train’: novo mega-comboio já move carga entre Cazaquistão e Bielorrúsia 440
Tempo de Leitura: 1 minutos

Já está em funcionamento o primeiro comboio de contentores de dimensões XL: o denominado ‘XL Train’ entrou em acção durante o mês de Agosto, transportando carga contentorizada ao longo da ligação férrea que conecta Dostyk, no Cazaquistão, a Brest, na Bielorrússia. A jornada inaugural do ‘XL Train’ deu-se a 28 de Agosto, com o serviço a ficar a cargo da United Transport and Logistics Company (UTLC) em cooperação com as companhias estatais ferroviárias da Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão.

Com uma velocidade média de 1100 quilómetros diários, o novo comboio materializa um serviço de transporte ferroviário fruto de um pacto cooperativo assinado entre a empresa UTLC e as companhias ferroviárias dos três países. Transportando oitenta vagões convencionais (face aos 57 transportados nos comboios regulares), o ‘XL Train’ demora cinco dias para executar a ligação que atravessa os três países – uma região cada vez mais importante na conexão do tráfego europeu com o domínio comercial chinês.

Esta ligação ferroviária de cariz euro-asiático chega também na sequência de um aumento do fluxo comercial entre a Europa e a China, apoiando-se em infra-estruturas renovadas e composições ferroviárias de dimensões superiores para dar resposta às exigências de eficiência de transporte e de competitividade requeridas. De acordo com a UTLC, a entrada em funcionamento de comboios ‘extra-large’ é a devida resposta a um problema antigo, cada vez mais parte do passado.

 

 

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com