Yildirim

Yildirim pretende vender posição na CMA CGM e avançar para a compra da Ports America

Marítimo Comentários fechados em Yildirim pretende vender posição na CMA CGM e avançar para a compra da Ports America 702
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Grupo Yildirim, detentor de vários terminais portuários em Portugal através da Yilport, prepara-se para mexer estrategicamente nas suas peças no tabuleiro, tendo a intenção de vender a sua participação na CMA CGM de forma a encaixar dinheiro para avançar com a compra da Ports America.

A Yildirim detém 24% da CMA CGM e terá mandatado a China Citic Bank Corp. para que procure investidores na Ásia e no Golfo Pérsico para essa posição no terceiro maior transportador marítimo de contentores do mundo.

Os 24% de participação que a Yildirim tem na CMA CGM valem hoje entre 2,5 e 3 mil milhões de dólares, segundo adianta o próprio presidente do Grupo, Yuksel Yildirim. Um valor bem diferente dos 600 milhões pagos em 2010 e 2011 para ficar com essa percentagem, aproveitando um período de grave crise da CMA CGM.

Em entrevista à Bloomberg, Yuksel Yildirim confirmou a intenção de vender toda a parte que o Grupo detém na CMA CGM ou boa parte, ficando como accionista de menor expressão.

Futuro encaixe já tem destino: a Ports America

A intenção de venda da posição na CMA CGM é justificada com um novo objectivo: a compra da Ports America. A compra surge dentro da estratégia do Grupo de fazer da Yilport um dos dez maiores operadores mundiais de terminais de contentores, já em 2025. Recorde-se que a Yilport já gere 26 terminais marítimos em Portugal, Turquia, Equador, Suécia, Malta, entre outros.

Já a Ports America gere 42 terminais e é detida pela Oaktree Capital.

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com