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Yilport alcançou uma movimentação global de 5,9 milhões de TEU durante 2020

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Gebze Yilport

A última edição da ‘Connection Magazine‘ deu conta dos resultados de movimentação de carga da Yilport em 2020: a operadora, que integra o Grupo Yildirim, movimentou, na soma de todos os seus terminais, 5,9 milhões de TEU no que toca ao seu negócio central, a carga contentorizada. A holding alcançou 10 milhões de toneladas de Carga Geral, 3,6 milhões de metros cúbicos de carga líquida e 228.577 de CEU no segmento ro-ro.

A empresa registou um crescimento de 5% no segmento dos contentores nas regiões da Turquia, Nórdica, Península Ibérica e América Latina. Na Turquia, casa-mãe do grupo, os terminais Yilport Gebze, Gemport, Sotavento e Rota-port atingiram um volume de 1.094.502 milhões de TEU e 3.888.958 toneladas de carga geral. Na região nórdica, os terminais Yilport Gävle, Yilport Oslo e Stockholm Nord movimentaram 504.133 TEU, 2.018.889 toneladas de carga geral e 27.827 CEU no segmento ro-ro. Na região da América Latina, os terminais geridos pela holding turca movimentaram 710.660 TEU, 1.653.596 toneladas de carga geral e 113.018 metros cúbicos de carga líquida.

Yilport com movimentação de 1,13 milhões de TEU na Península Ibérica

porto de leixões eixoNo que toca à Península Ibérica (onde a operadora detém forte presença, especialmente em território português), os terminais geridos pela Yilport atingiram um volume de 1,13 milhões de TEU na movimentação de contentores, 2,5 milhões de toneladas de carga geral e 40,563 CEU no segmento de ro-ro. Os dados realçam, uma vez mais, a importância da quota ibérica – e portuguesa – no capítulo contentorizado da Yilport. Na publicação ‘Connection Magazine’, é ainda dado destaque ao investimento infra-estrutural, digital e ao apetrechamento de equipamentos de movimentação.

«O investimento de 43,4 milhões de euros da Yilport no aumento da capacidade do terminal de contentores sul de Leixões está em curso e será concluído em Abril de 2021», pode ler-se na revista do Grupo Yildirim. Recorde-se que, durante o conturbado ano de 2020 (pautado pelo surgimento do novo coronavírus), a Yilport Leixões concluiu um investimento em equipamentos de última geração para as suas operações ro-ro que «aumentaram a capacidade operacional», ressalvou o artigo. Outro investimento, destaque-se, prendeu-se com a plataforma logística do porto nortenho, com o desenvolvimento de uma área dedicada «ao armazenamento de grandes reservas de exportação».

Destaque ainda para a implementação do software Navis Terminal Operating System (TOS) nas operações portuárias detidas na região ibérica. A Yilport Liscont (que opera o Terminal de Contentores de Alcântara, no Porto de Lisboa) tornou-se o segundo terminal em Portugal e o quarto na Península Ibérica a implementar o N4 TOS. Além disso, a Yilport Aveiro, «principal activo de negócios de carga geral da empresa, conseguiu manter a liderança no ranking de dry cargo de todos os operadores portuários de Aveiro», realçou ainda a publicação.

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