
Yilport assumiu o controlo do terminal de contentores de Taranto no dia 27 de Fevereiro
Marítimo 5 Março, 2020 Comentários fechados em Yilport assumiu o controlo do terminal de contentores de Taranto no dia 27 de Fevereiro 374Mais uma meta atingida por banda da operadora de terminais turca: foi oficializado, no passado dia 27 de Fevereiro, a tomada de posse do terminal de contentores do Porto de Taranto por parte da Yilport Holding, empresa que integra o Grupo Yildirim.
Yilport almeja atingir os 3 milhões de TEU por ano em Taranto
Através de uma missiva divulgada nas redes sociais, a operadora, que detém sete terminais portuários em Portugal, concretizou finalmente a sua penetração estratégica em solo italiano. «A Yilport Holding assumiu o controlo do terminal de contentores do Porto de Taranto, no dia 27 de Fevereiro. Com este acordo, alcançamos 22 portos marítimos por todo o mundo, sendo este o nosso primeiro em Itália. Vamo-nos concentrar no tráfego comercial e na logística no curto prazo. Planeamos renovar o terminal e elevar a sua capacidade anual para os 3 milhões de TEU», frisou.
A penetração em Itália faz parte da estratégia da Yilport rumo à ascensão ao top-10 mundial dos maiores operadores de terminais do mundo. «Temos uma forte presença no Mediterrâneo. Estamos em Malta e operamos sete portos entre Espanha e Portugal. Ter a possibilidade de entrar em Itália e trabalhar aqui em Taranto é como preencher a peça que faltava no puzzle que estamos a construir de forma global. A infra-estrutura estava lá, mas não havia ninguém para cuidar dela», declarou, em Julho de 2019, Robert Yildirim (presidente do grupo) na altura da cerimónia de assinatura do acordo de concessão que concedeu a exploração da infra-estrutura durante os próximos 49 anos.
«A nossa intenção é criar mais uma história de sucesso em Taranto. A partir de hoje até o final deste ano, iremos reparar guindastes para alavancar o negócio, contactaremos potenciais clientes e promoveremos o terminal. O projecto também visa cooperar com os operadores locais para melhorar o tráfego de carga e de ro-ro», acrescentou, à data, o líder do Grupo Yildirim.