Yilport desvenda o «sonho» de ter um milhão de TEU no Terminal Norte de Leixões

Marítimo Comentários fechados em Yilport desvenda o «sonho» de ter um milhão de TEU no Terminal Norte de Leixões 482
Tempo de Leitura: 2 minutos

A cerimónia de apresentação do projecto de reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões, realizada no passado dia 8, levantou o véu sobre a dimensão do «sonho» da Yilport para o futuro do complexo portuário nortenho: o discurso de Robert Yildirim vincou a importância basilar do porto para o portefólio turco e desvendou que a ambição passa também por revolucionar o Terminal de Contentores Norte.

Yilport e o «sonho» de ver Leixões na Liga dos Campeões portuários

Ainda que gozando do estatuto de «jóia» da Península Ibérica, Leixões pode, como atestou o presidente do Grupo Yildirim, ser ainda melhor e movimentar ainda mais cargas. Além do investimento no Terminal Sul, a Yilport prevê a requalificação do outro terminal, de modo a capacitá-lo para uma movimentação de 1 milhão de TEU por ano. A intervenção proposta, explicou a empresa turca, dividir-se-á em duas fases.

Vídeo apresentado na cerimónia fez explanação das etapas da metamorfose do terminal Norte

Numa primeira etapa, efectuar-se-ia o alargamento do cais e o respectivo prolongamento até aos 450 metros, com fundos a -14 metros – esta alteração permitiria expandir a capacidade de movimentação até aos 400 mil TEU anuais. A isto juntar-se-iam mais 350 metros de cais, (e uma rampa ro-ro de 32 metros) fruto da extensão do terminal para a área da marina – assim, a capacidade subiria para os 700 mil TEU por ano. Mas não é tudo.

Na etapa complementar, a Yilport idealiza, entre a marina e o terminal petrolífero, a edificação de um novo cais, dotado de 600 metros de comprimento e fundos de -16 metros, de modo a atingir a meta do milhão de TEU. O «sonho» de Yildirim prevê a redinamização deste terminal, de modo a oferecer uma solução atractiva para as grandes companhias marítimas e os seus ULCV’s.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com