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Yilport ganha concessão (por 49 anos) do terminal ‘multipurpose’ do porto italiano de Taranto

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Existiam duas metas no plano imediato de expansão global da Yilport: as vitórias no processo de concessão dos terminais de Taranto (em Itália) e no Mississipi (nos EUA). Ora, uma dessas metas está ganha, revelou, em primeira mão, o presidente do grupo turco Yildirim, Robert Yildirim.

O líder do Grupo Yildirim, grupo esse que detém uma forte presença no sistema portuário português (e que já esteve publicamente em solo luso por duas ocasiões durante 2019), adiantou nas redes sociais que, na sequência de uma «excelente reunião» com o presidente da Autoridade Portuária de Taranto, o acordo foi finalizado. Recorde-se que o ‘dossier Taranto’ foi tornado público há cerca de um ano pela holding do grupo turco.

O terminal do Porto de Taranto era um desejo da Yilport – a operadora de terminais já sabe que contará com um período de 49 anos à frente dos destinos da infra-estrutura italiana. Em Julho de 2018, a empresa divulgou a apresentação de uma proposta para a concessão do terminal, envolvendo «o desenvolvimento e a modernização do terminal para atrair e aumentar o volume de contentores processados, melhorar a rede logística e atender ao tráfego de carga geral e ro-ro». Em Agosto desse mesmo ano, a Autoridade de Rede Portuária do Mar Jónico dava o seu parecer positivo.

«O nosso objectivo é aumentar os volumes de contentores. Trabalharemos em  estreita colaboração com as partes interessadas, tanto públicas como privadas. Traremos o know-how global da Yilport para a Taranto. Acreditamos que o terminal de Taranto será um dos melhores terminais da Itália até 2025», afirmava, há um ano, Robert Yildirim.

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