Yillport Gemport

Yilport Gemport operou o maior navio que alguma vez atracou na Baía de Gemlik

Marítimo Comentários fechados em Yilport Gemport operou o maior navio que alguma vez atracou na Baía de Gemlik 267
Tempo de Leitura: 2 minutos

A concessionária Yilport Gemport – que integra a holding turca Yilport – revelou ter procedido à operação do maior navio porta-contentores que alguma vez atracou na Baía de Gemlik, situada na província turca de Bursa (no noroeste da Turquia).

Assim, adiantou a operadora, o terminal operado pela Yilport Gemport recebeu a escala do navio porta-contentores ‘MSC Lauren’, de 366 metros de comprimento – o navio da transportadora marítima helvética no cais, de 1050 metros de comprimento (-17 de calado).

Segundo dados facultados pela empresa turca Yilport, e aos quais a Revista Cargo teve acesso, foram, neste contexto operacional, realizados quatro mil movimentos. Recorde-se que a zona de Gemlik está fortemente industrializada (detendo, inclusivamente, o estatuto de zona de comércio livre) e tem, no seu porto, um importante nó logístico que alimenta várias ligações de carga, e onde a Yilport está presente.

A holding turca marca presença em Gemlik com duas operações em terminais de carga contentorizada, desde o ano de 2013. Ao analisar, ainda em 2012, a aposta na região de Gemlik, o presidente do Grupo Yildirim, Robert Yuksel Yildirim, afirmou que esta se iniciaria num «período crucial para o comércio marítimo turco», vincando, à data, a necessidade de um «porto multipurpose» na região, capaz de acelerar a expedição dos fretes.

Recorde-se que a operadora de terminais turca atingiu, no decorrer do ano passado, uma movimentação global de 5,9 milhões de TEU no âmbito da carga contentorizada (o seu negócio central). A empresa – tal como a Revista Cargo noticiou no arranque de 2021 – registou um crescimento de 5% no segmento dos contentores nas regiões da Turquia, Nórdica, Península Ibérica e América Latina. a Turquia, casa-mãe do grupo, os terminais Yilport Gebze, Gemport, Sotavento e Rota-port atingiram um volume de 1.094.502 milhões de TEU e 3.888.958 toneladas de carga geral.

Foto: Yilport

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com