Lisboa trabalho portuário Porlis Yilport

Yilport quer «colocar Porto de Lisboa entre as linhas estratégicas internacionais que escalam o país»

Marítimo Comentários fechados em Yilport quer «colocar Porto de Lisboa entre as linhas estratégicas internacionais que escalam o país» 412
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em entrevista concedida ao ‘Jornal Económico‘, Diogo Marecos, administrador da Yilport Liscont, vincou que o projecto de modernização do Terminal de Contentores de Alcântara faz parte do esforço da concessionária para «voltar a colocar o Porto de Lisboa entre as linhas estratégicas internacionais que escalam o país». Uma dinamização que faça justiça à «importância vital» da infra-estrutura na economia nacional.

Diogo Marecos (Yilport): Porto de Lisboa é «vital para a economia do país»

«Queremos voltar a colocar o porto de Lisboa entre as linhas estratégicas internacionais que escalam o país, porque é um porto de importância vital para a economia do país, uma vez que abastece cerca de dois milhões de cidadãos consumidores, destacando-se os concelhos de Lisboa, Cascais, Loures ou Vila Franca de Xira, por exemplo. Desta forma, iremos tornar os produtos mais acessíveis e mais baratos», salientou Diogo Marecos.

Ao ‘Jornal Económico’, o administrador explicou que o investimento de cerca de 120 milhões, planeado para modernizar o Terminal de Contentores de Alcântara, concessionado à Yilport Liscont, «vai ser feito de forma faseada, com a aquisição inicial de três pórticos eléctricos de última geração» – portanto, uma aposta simultânea na eficiência operacional e na sustentabilidade ambiental. No cenário ideal, o investimento pode até ser maior.

«Até pode ser que as coisas corram bem e que elevemos o investimento previsto para mais de 120 milhões de euros. Iremos arrancar com este investimento logo após a autorização da APA. Se tudo correr bem, deveremos arrancar no primeiro trimestre de 2021», declarou, afiançando que «o investimento previsto para o terminal de contentores «não irá afectar outras áreas envolventes, nem inclui o desnivelamento do nó de Alcântara».

Recorde-se que o projecto de modernização do terminal de contentores de Alcântara apresentado pela empresa Liscont, que integra a holding turca Yilport contará com a avaliação positiva do estudo de impacto ambiental, levado a cabo pela Proman – Centro de Estudos e Projectos, no período compreendido entre Março de 2018 e junho de 2020, encontra-se actualmente em fase de consulta pública.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com